A Polícia Civil de Alagoas participa desde o início da manhã desta quinta-feira (17), da operação Smurfing, que visa identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM
Até o momento, os agentes cumpriram um mandado de prisão, aonde um homem foi preso suspeito de participação em lavagem de dinheiro. Segundo os policiais, o suspeito emprestava a conta bancária para um cunhado, que está preso.
Em Alagoas, a operação é coordenada pelo gerente da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), delegado Gustavo Xavier. Já a execução é feita pelos agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE).
A ação é coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quatrocentos policiais civis — entre delegados, agentes e escrivães de 16 Estados — participam da ação.
Ao todo, no país, são cumpridos 75 mandados de prisão, 45 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, alguns bens e ativos financeiros de suspeitos foram bloqueados pela justiça, após um mandato expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
O nome da operação remete à tipificação da lavagem de dinheiro, que consiste em dissimular ou esconder a origem ilícita de ativos financeiros e bens patrimoniais.
LEIA MAIS
+Lidas