Uma operação conjunta de combate ao furto de energia autuou uma fazenda de criação de gado de leite localizada no município de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas. Durante a ação dessa quarta-feira, 10, uma pessoa foi conduzida até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para os trâmites legais cabíveis.
LEIA TAMBÉM
Denominada de "Gata Leiteira", a operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), em parceria com a Equatorial Alagoas. Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, a ação constatou que a fazenda utilizava um transformador ligado de forma clandestina à rede elétrica, que tinha como objetivo o abastecimento de um tanque de resfriamento de leite, quatro motores e a utilização de toda a fazenda.
Após verificação, foram realizados procedimentos de regularização da unidade e registrado boletim de ocorrência por furto de energia. A mesma fazenda já havia sido autuada também por desvio ainda em fevereiro de 2020. A Equatorial estima uma perda de mais de 8.000 kWh/mês, energia suficiente para atender mais de 50 residências durante um mês inteiro.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, reforça-se a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.