O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), realizou, na manhã desta quinta-feira (21), a operação Efésios 4:25, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em falsificações de documentos para serem utilizados em fraudes fiscais.
LEIA TAMBÉM
A ação ocorreu simultaneamente em Maceió e no interior do estado, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
De acordo com a investigação Ministério Público, empresas de fachada emitiam notas fiscais fraudulentas para gerar créditos tributários indevidos. Esses créditos serviam como meio facilitador para a produção de documentos falsos, fazendo empresas tirarem vantagens indevidas e se beneficiarem com enriquecimento ilícito.
Resultados
Foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos, além de outros materiais que possam configurar como elementos de convicção supostamente utilizados na prática desses crimes ligados às atuações ilícitas da organização.
Para realização dos crimes havia participações ilegais de contadores, empresários, “testas de ferro” e “laranjas”. Todos eles são suspeitos de organização criminosa, falsidades ideológica e de documentos, fraudes societárias, além de outros ainda em apuração.
Além do Ministério Público, também participam da Operação Efésios 4:25: a Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e das Polícias Civil e Militar de Alagoas.
O nome Efésios 4:25 faz referência ao encorajamento do apóstolo Paulo aos Efésios no sentido de que eles não mintam mais e passem a falar sempre a verdade.
+Lidas