Operação Blefe "Fase 2" combate suspeitos de lavar dinheiro do tráfico de drogas em Alagoas

Publicado em 10/10/2024, às 09h18
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão | Divulgação/PF
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão | Divulgação/PF

Por Pedro Acioli*

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (10), a segunda fase da Operação Blefe, em que foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba. A operação busca desarticular uma organização criminosa que se estabeleceu em Maceió com o objetivo de lavagem de dinheiro. 

De acordo com informações da PF, o tráfico de drogas ocorria na região oeste da Bahia e diversas pessoas das cidades de João Pessoa (PB) e de Bom Jesus da Lapa (BA) faziam a lavagem do dinheiro. Esse lucro chegava até o líder da facção em Maceió através de contas bancárias de diversas mulheres baianas e paraibanas esposas de traficantes e homicidas. 

Além disso, os integrantes estariam utilizando identidades falsas para fugir da Justiça e comprar bens materiais. Foram apreendidos cinco veículos e um jet ski, pertencentes aos investigados e que teriam sido adquiridos com dinheiro do tráfico de drogas.

Primeira fase da operação teve um suspeito morto e um Porsche apreendido

A primeira fase da Operação Blefe foi realizada em julho deste ano, onde foram cumpridos três mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão em apartamentos situados em Maceió. Um alvo da operação foi baleado após atirar contra policiais no bairro de Jatiúca e morreu horas depois de ser socorrido. Um porsche foi apreendido.

As ordens judiciais foram emitidas pela 17ª Vara Criminal da Capital visando reprimir os crimes praticados e retirar o dinheiro da facção criminosa, além de identificar outras pessoas envolvidas na lavagem de dinheiro. Caso condenados por todos os crimes, os suspeitos podem pegar mais de 20 anos de reclusão.

*Com informações da Ascom PF

Gostou? Compartilhe