O projeto "Livro nas Praças" volta às ruas de Maceió, como forma de contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a leitura. Um ônibus biblioteca com mais de 2 mil livros estará aberto à visitação e passará pelos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho e Pajuçara a partir desta segunda (22).
LEIA TAMBÉM
O projeto da BRK oferece empréstimos de livros gratuitos a todos os moradores da região, além de espaço de leitura, e atividades como leitura dramatizada, e contação de histórias. O ônibus fica estacionado por seis horas diárias em uma praça ou outro ponto da cidade por uma semana. É possível ler dentro dele ou nas estruturas externas montadas abaixo das tendas.
A biblioteca móvel dispõe, ainda, de um acervo em braile, em fonte ampliada e audiobooks para atender pessoas com deficiência visual, auditiva ou múltipla, além de monitores literários experientes e capacitados para atender a leitores deste público. O veículo possui uma porta com acessibilidade para cadeirantes, assim como uma cadeira de transbordo para idosos e pessoas com necessidades especiais.
De acordo com Herbert Dantas, diretor presidente da BRK em Alagoas, a empresa acredita no poder transformador da leitura e na importância de disseminar o conhecimento em todas as camadas da sociedade e, por isso, trouxe esse projeto para as comunidades de Maceió.
“Ao disponibilizar livros de diferentes gêneros e temas nas praças, a BRK espera incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos, despertando o interesse pelo conhecimento e pela imaginação. A empresa convida e conta com a participação da comunidade nesse projeto tão enriquecedor para transformar vidas e construir um futuro melhor”, reforçou Herbert.
Confira o cronograma da ação em Maceió:
Benedito Bentes
22 a 26/05, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, próxima ao Terminal Integrado, das 10h às 16h;
Jacintinho
29/05 a 02/06, Praça do Mirante, no Jacintinho, das 10h às 16h;
Pajuçara
05 a 09/06, Praça Multieventos, na Pajuçara, das 10h às 16h.
Em 2022, quando o projeto esteve pela primeira vez em Alagoas, o ônibus recebeu mais de 3000 pessoas, estimulando o hábito da leitura e proporcionando um espaço de convívio e interação comunitária.
+Lidas