Crianças que passam pelo tratamento de câncer, doenças crônicas ou degenerativas geralmente precisam enfrentar uma dura rotina no ambiente hospitalar. Muitas vezes, elas sequer têm condições de vivenciar as alegrias de uma infância “normal”.
LEIA TAMBÉM
Foi pensando nisso que um grupo de voluntários decidiu se reunir, quatro anos atrás, para levar um pouco de alegria aos pequenos, que costumam passar mais tempo nas enfermarias do que em casa. Assim nasceu a ONG Em Busca de Sorrisos, que tem como objetivo levar amor, alegria, palavras de fé e esperança para essas crianças e adolescentes através de ações em hospitais e casas de apoio.
A falta de doadores de sangue nos últimos meses, no entanto, tem preocupado voluntários e familiares. De acordo com a presidente da ONG, Janis Joplin Silva Lima, duas crianças morreram por conta da baixa oferta de transfusões. “Perdemos uma guerreirinha há três semanas por falta de plaquetas, ela tinha apenas três anos”, lamentou Joplin.
Uma das grandes colaborações do projeto era o ônibus de coleta do Hemoal, parado há cerca de um ano. “Quando fazíamos ações no interior de Alagoas ou em bairros mais distantes de Maceió, o ônibus nos acompanhava e, em um único dia, conseguíamos cem doadores”, relembrou a líder da ONG. “Além disso, o cadastro de possíveis doadores de medula também era realizado, chegamos a 300 candidatos”, acrescentou.
De acordo com dados do próprio Hemocentro, o ônibus era responsável por 40% de todas as doações realizadas em Alagoas. Atualmente, o banco de sangue também não possui uma ambulância, que poderia amenizar possíveis demandas, com a transferência de pacientes entre as unidades de saúde.
Atualmente a ‘Em Busca de Sorrisos’ conta com 148 voluntários e possui sete membros em sua diretoria. No Instagram da turma do bem existem diversos relatos comoventes:
Uma publicação compartilhada por EM BUSCA DE SORRISOS (@embuscadesorrisos.al) em
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu, por meio de nota, que adota todas as medidas necessárias para realizar a licitação que irá resultar na aquisição de uma nova unidade móvel para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal). De acordo com o comunicado, o processo que irá culminar com a licitação encontra-se na Procuradoria Geral do Estado (PGE), e aguarda parecer favorável.
"Salienta, no entanto, que, até a aquisição do novo veículo, disponibiliza a Hemovan para fazer o transporte de doadores, que podem formar grupos de 15 pessoas e agendar a doação de sangue por meio do 3315-2109. Além disso, ampliou o horário de funcionamento do Hemoal Trapiche aos sábados, que passou a atender das 8h às 17h".
LEIA MAIS
+Lidas