Onda de furtos em residências deixa Casal sem medidor de água

Publicado em 27/10/2018, às 10h30
Ligação de água sem o hidrômetro, na Ponta Grossa | Cortesia
Ligação de água sem o hidrômetro, na Ponta Grossa | Cortesia

Por Deborah Freire

Furtos recorrentes de hidrômetros em Maceió e no interior de Alagoas deixaram a Casal sem o equipamento e muitos moradores tendo que fazer ligações artesanais para não ficar sem água.

Neste sábado pela manhã, moradores da Rua São José, no bairro de Ponta Grossa, na Capital, acordaram e se depararam com grandes vazamentos nas calçadas provocados pela ausência do medidor.

De acordo com o morador Gustavo Cavalcanti, quase todos os dias um hidrômetro é arrancado de uma ou mais casas na região. Nesta madrugada, foram mais dois. O interesse dos ladrões seria um material em cobre que fica dentro do equipamento.

O vazamento foi registrado por ele em vídeos enviados ao TNH1; veja abaixo. Ele diz que em contato com a Casal, foi informado que para não ficar desabastecido, o morador deve ir a uma delegacia de Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência.

Só com o BO em mãos, o usuário pode fazer uma ligação direta, enquanto aguarda a instalação do novo equipamento. A cobrança pelo serviço vai passar a ser feita pela média de consumo. "Fora o roubo, nós ainda temos que pagar o prejuizo", reclama.

O TNH1 entrou em contato com a Casal, por meio do número 0800 082 0195 e confirmou todas as orientações. Por meio da assessoria de comunicação, a companhia informou ainda que não possui dados sobre a quantidade de hidrômetros furtados por semana ou por mês, mas disse que está licitando mais 96 mil hidrômetros, além das mais de 10 mil unidades licitadas só este ano.

O órgão esclareceu ainda que o tempo de vida útil de um hidrômetro, em torno de cinco anos e o crescimento da cidade e inauguração de novos conjuntos habitacionais, aumentaram a demanda pelo equipamento. "Para suprir a carência, a Casal faz licitações constantemente para compra de hidrômetros, porém, é um equipamento muito específico, que poucas empresas fornecem e, mesmo assim, elas não conseguem fornecer todos de uma vez. Eles são fornecidos por lotes. Paralelamente a isso, a Casal tem uma oficina própria para conserto dos hidrômetros que apresentam defeito, mas que ainda podem ser recuperados", informou.

Prisão

No dia 11 de outubro, a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem que furtou três hidrômetros de residências na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Ivan Freitas foi encaminhado para a delegacia de Marechal e foi autuado por furto qualificado.

Gostou? Compartilhe