'Olho ardeu e inchou': influencer diz que perdeu visão com pomada de cabelo

Publicado em 11/01/2023, às 11h56
Reprodução
Reprodução

Por Viva Bem/UOL

A influenciadora Bielle Elizabeth, de 29 anos, contou ter tido uma cegueira temporária causada pelo uso de uma pomada para o cabelo. Ela ainda está recuperando a visão e relatou o problema nas redes sociais.

Bielle afirma que, na sexta-feira, usou o produto para finalizar um penteado. Ela iria a um evento, a trabalho, e o objetivo era fixar o chamado "baby hair" na pele.

"Trancei meu cabelo, fiz um penteado que se chama afro puff e finalizei com o baby hair. Isso é normal para mulheres pretas, usar essa técnica e esse penteado", explicou a VivaBem.

A influenciadora terminou a maquiagem e saiu de casa. "Quando cheguei, estava chovendo. Curti, dancei, fiz a publicidade. Do nada, meus olhos começaram a arder e inchar."

Bielle, então, foi ao banheiro com uma amiga para lavar o rosto. "Não fazia sentido ser a maquiagem porque eu uso os mesmos produtos sempre, não era nada novo. E eles são à prova d'água, estou acostumada a usar."

Como o desconforto não passava, ela foi ao pronto-atendimento do evento. Ao ser examinada por uma enfermeira e um médico, foi encaminhada a um hospital.

"A médica me colocou para fazer exame de vista e disse que meu olho estava todo ferido, com queimaduras na córnea, e que aquilo era reação química da pomada".

"Ela [a médica] falou que, nos últimos dias, atendeu cerca de 150 pessoas que usaram o produto para cabelo e tiveram problemas", disse a influenciadora.

'Não posso ficar cega'

O dia seguinte foi o pior: a influenciadora conta que havia perdido 100% da visão. Ao voltar à emergência, ouviu que ficaria uns três dias assim — e que, em uma semana, talvez estivesse melhor. Bielle chorou, ficou aflita e teve crise de pânico.

"Não posso ficar cega, sou artista. Tudo o que eu sei fazer é o que eu faço hoje na internet. Não tenho outro jeito de ganhar a vida. Trabalho com os meus olhos, não tenho outro instrumento. Se eu não trabalhar com internet, eu vou trabalhar como fotógrafa. Não vou conseguir sobreviver"

No domingo, o problema continuou. "Não conseguia abrir os olhos. A sensação é de que alguém estava passando a unha e arranhando meus olhos." Apenas na segunda-feira ela voltou a enxergar — parcialmente.

"Uso óculos o tempo todo porque minha visão ainda está sensível, não consigo olhar diretamente para a luz, mas sinto uma melhora. O olho direito foi o mais afetado, então ainda está embaçado e vejo as coisas duplicadas. No olho esquerdo, consigo ver com um pouco mais de nitidez", contou ontem.

O produto usado pela influenciadora, segundo Bielle, é da marca Feirão dos Cabelos.

O que diz a marca

Procurada, a Feirão dos Cabelos afirmou que "todas as medidas internas vêm sendo tomadas para garantir a segurança dos clientes".

A empresa ainda informou que as pomadas vendidas têm responsável técnico e registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"Consta do rótulo/embalagem do nosso produto a composição da pomada, bem como os cuidados que devem ser observados pelo consumidor, tal como evitar contato com os olhos, boca e mucosas", acrescentou.

A Feirão dos Cabelo ressaltou que foi realizada uma revista sanitária no estabelecimento no último dia 5, confirmando que as pomadas atendem às exigências da agência.

Segundo os responsáveis, eles só tomaram conhecimento do caso de Bielle por meio de publicação nas redes sociais.

A influenciadora admitiu que não tentou contato com a marca, mas disse que a empresa enviou uma nota para ela dizendo que "no rótulo, diz que não pode ter contato com os olhos e boca".

"Achei irresponsável. Quando você pega um produto, como xampu ou creme, sempre está escrito para evitar contato. Se acontece, é para lavar em abundância. Imagina se todo produto cegar uma pessoa? Não faz sentido dizer que aconteceu porque coloquei a mão no olho. É normal irritar, dar vermelhidão e ardência. Mas passa."

Anvisa já fez alerta

Em dezembro do ano passado, a Anvisa emitiu um alerta sobre o risco de produtos para trançar os cabelos, sem citar marcas. A agência disse ter recebido relatos de efeitos indesejados relacionados aos produtos, entre eles o da cegueira temporária — classificado pela Anvisa como grave.

Segundo a Anvisa, há relatos de demora de mais de uma semana e de até 15 dias na recuperação da visão dos consumidores.

Recentemente, a agência determinou a proibição de venda da Cassu Braids, uma pomada capilar usada para modelar e fixar penteados, como tranças — o produto não é o mesmo usado por Bielle.

Neste caso, o cosmético está sendo barrado pelos de efeitos indesejáveis nos olhos e por irregularidades da fabricante.

Produtos de cabelo podem cegar?

A oftalmologista Ione Alexim, da BP, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o que pode ter acontecido com Bielle é a chamada ceratite química. Isso acontece quando um produto faz queimaduras e lesões na córnea.

Entre os sintomas, estão:

  • dor;
  • lacrimejo;
  • desconforto;
  • inchaço;
  • visão comprometida.

A orientação médica é para, em casos assim, lavar o olho com água mineral corrente ou soro fisiológico para retirar a substância química. "Se o incômodo persistir, o ideal é procurar um pronto-atendimento oftalmológico porque a lesão pode ter sido mais séria."

A profissional ainda acrescenta que, dependendo da gravidade do caso, podem ficar sequelas permanentes de baixa visão. "Quanto antes buscar ajuda e iniciar o tratamento correto, maior a chance de recuperar a visão."

Gostou? Compartilhe