Obras do viaduto da PRF são iniciadas em Maceió; entenda como vai funcionar

Publicado em 27/03/2018, às 11h30

Por Redação

Um dos projetos de mobilidade urbana mais importantes da capital começa a ganhar forma na parte alta de Maceió: o viaduto da Polícia Rodoviária Federal. Com a conclusão das atividades preliminares de implantação, a construção foi iniciada esta semana com a realização das etapas iniciais de infraestrutura e supraestrutura.

Neste primeiro momento, a equipe trabalha paralelamente no desenvolvimento de duas frentes de serviço. Na rotatória da antiga PRF, estão sendo realizadas as atividades de fundação do viaduto por meio da construção de estruturas que irão garantir a sustentação do equipamento. Já na área do canteiro de obras, acontece a execução das vigas pré-moldadas, que fazem parte da etapa da estrutura superior do viaduto.

Para Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, a intenção da pasta é que a obra cause o mínimo de alteração no trânsito da região, que liga Maceió a duas das principais saídas da cidade, através das BRs 104 e 316.

“Ao longo da execução da obra, serão necessárias algumas mudanças. Para as etapas seguintes, por exemplo, será implantando um desvio na região da rotatória da PRF dentro dos próximos 15 dias, mas tudo será previamente comunicado à população”, ressaltou.

A obra tem prazo técnico previsto para os próximos 12 meses e será realizada em quatro etapas distintas, que poderão acontecer de forma simultânea e paralela.

Entenda como irá funcionar

Localizado em um dos pontos de maior volume de circulação de veículos da capital, no entroncamento das rodovias federais BR-316 e BR-104, o equipamento urbano chega com a proposta de otimizar a demanda de tráfego da parte alta da cidade.

Para isso, serão adotadas alternativas em desnível para aliviar o fluxo de veículos na região. Serão incorporados novos caminhos na modalidade de passagem elevada, por meio da construção do viaduto, assim como na subterrânea com a execução de trincheiras.

Gostou? Compartilhe