Após assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre Ibama, IMA e Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), as obras do Eixo Viário do Cepa, que estavam embargadas por causa de um flagrante de crime ambiental há quase um ano, serão retomadas a partir de janeiro de 2019.
LEIA TAMBÉM
A assessoria de comunicação da Setrand informou ao TNH1 que as obras devem ser retomadas no início de janeiro, pois os funcionários responsáveis pela construção estão em férias.
Ainda segundo ela, a Setrand vai ter que idealizar o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e posteriormente cumprir as exigências que foram acordadas com o Ibama e o IMA para dar continuidade às obras. Um reflorestamento será realizado.
O embargo pelo órgão federal aconteceu após supressão de mata nativa, intervenção feita fora do traçado original. Com isso, as obras ficaram travadas e sem autorização para prosseguimento.
O TAC já havia sido acordado entre o Ibama, o IMA e a Setrand e, dependia de tramitação interna dentro do instituto para a concretização do fim do embargo. Com a publicação, o Ibama deve desembargar a obra até a próxima quinta-feira (13).
O Eixo Viário do Cepa tem o objetivo de melhorar o trânsito na região da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. As intervenções foram pensadas para diminuir o congestionamento no local.