Um objeto encontrado na praia do Pontal do Peba por um morador da região, Tone Madson, pode ser um dente de um animal pré-histórico, chamado Hippidion.
LEIA TAMBÉM
Hippidion é uma espécie de cavalo, mais baixo, com listras como as zebras. Esse primo distante dos cavalos viveu há cerca de 10 mil anos.
(Crédito: Reprodução / Piaçabuçu News)
De acordo com o paleontólogo Jorge Luís Lopes, diretor do Museu de História Natural da Ufal e especialista em mamíferos extintos, fósseis desse animal pré-histórico têm sido encontrados na região semiárida de Alagoas.
Ele afirma que seria necessário realizar mais algumas observações e estudos para afirmar com exatidão o tipo de material de que se trata o objeto encontrado e como, possivelmente, chegou a essa região litorânea.
“As especiarias podem estar sendo encontradas nessas áreas por conta da dinâmica marinha, que está retirando de outros locais e depositando na área do Pontal do Peba. Seriam necessários mais alguns estudos, mas a minha tese é que essa parte desse fóssil pode ter sido trazida pelo rio São Francisco, pois no passado ele não estava contido com tantas hidroelétricas, e sua força era bem maior. Muitos desses animais, ao morrerem, eram transportados pelo rio que, consequentemente, os mandou para o oceano que devolveu ao continente. Este deve ter ficado preso a esta região”, argumenta.
LEIA MAIS
+Lidas