Imagem Objeto de desejo, nova Honda GL 1800 Gold Wing 2019 desembarca no Brasil
Duas Rodas

Objeto de desejo, nova Honda GL 1800 Gold Wing 2019 desembarca no Brasil

Em 19 de Outubro de 2018 às 14:23

Apresentada pela primeira vez no Brasil durante o Salão das Duas Rodas de 2017, o novo modelo tem pré-venda anunciada para o Brasil a partir de 22 de outubro por de R$ 136.550,00 na versão Gold Wing e R$ 156.550,00 na versão Tour. As primeiras unidades serão entregues a partir de fevereiro de 2019.

Desde seu lançamento em 1975, a Honda GL 1800 Gold Wing é objeto de desejo de quem almeja o máximo de uma motocicleta. Pensada para cruzar grandes distâncias com extremo conforto e segurança, o modelo atravessou as últimas quatro décadas no posto de máquina preferida dos mototuristas de todo o planeta.

Nesta nova geração, a Gold Wing recebeu uma profunda remodelação que preservou o caráter que deu à motocicleta a posição de ícone sobre duas rodas. O objetivo da Honda ao reprojetar cada componente desta versão foi o de oferecer aos fãs do modelo a excelência em termos de tecnologia motociclística, mantendo, porém, intacta a incomparável personalidade do modelo.

Motor e transmissão: a magia do 6 cilindros com câmbio DCT

A nova Gold Wing está mais compacta e leve (- 48 kg) que a versão precedente. Seu motor preserva a clássica arquitetura boxer de 6 cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas. Aperfeiçoado na gestão eletrônica, o motor pode ser ajustado de acordo com quatro diferentes riding modes – TOUR, SPORT, ECON e RAIN. Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop são outros aperfeiçoamentos introduzidos ao modelo na versão 2019.

Apesar de preservar a mesma arquitetura e praticamente a mesma capacidade cúbica (de 1.832 cc cresceu à 1.833 cc), o motor da Gold Wing ganhou mais potência (126 cv contra 118 cv) e torque (17,34 kgf.m ante 17,0 kgf.m) além de estar 6,2 kg mais leve e 33,5 mm mais curto que o motor da Gold Wing anterior.

Acoplado ao motor está a última geração do moderno câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com sete marchas. O piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente automático ou selecionar a marcha desejada através de comandos “+” e “–” situados no punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT que equipa a nova Gold Wing oferece ainda a inédita modalidade ‘Walking Mode’, que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar o piloto nas manobras de estacionamento.

Chassi e ciclística: na vanguarda da tecnologia

No que diz respeito à parte ciclística – chassi e suspensões – a Honda fez da GL 1800 Gold Wing 2019, de acordo com as palavras de Yutaka Nakanishi, Large Project Leader, “uma das bandeiras tecnológicas da Honda.”

O inédito chassi duplo trave de alumínio fundido sob pressão é 2 kg mais leve que o anterior. A posição de pilotagem, assim como o posicionamento do motor na estrutura, foi avançada. Tal solução associada à introdução de uma inovadora suspensão dianteira por duplo braço oscilante resultou em um comportamento estável e fluido tanto em velocidades baixas, típicas dos percursos urbanos, como em rápidas rodovias e percursos com curvas.

Qualquer que seja a condição de uso, a Gold Wing excede as mais altas expectativas: os atuais parâmetros de comportamento ciclístico ideal para motos de seu segmento tiveram seu standard elevado de maneira significativa. Isso se deve não apenas à geometria do novo sistema, no qual se destaca a coluna de direção avançada, mas também ao atrito reduzido em cerca de 30% na suspensão por duplo braço oscilante em comparação ao sistema telescópico tradicional.

Na nova suspensão dianteira da Gold Wing, a função amortizante do sistema está separada do sistema de direção, o que resulta em 40% a mais de agilidade na ação do guidão.

A suspensão traseira é também inédita e se vale de uma balança de suspensão do tipo monobraçoPro-Arm conectada ao sistema Pro-Link, solução que favoreceu aspectos de manutenção e design, contribuindo para a ação mais progressiva da suspensão traseira, que assegura maior estabilidade e conforto.

Tanto a suspensão dianteira como a traseira dispõem de regulagem eletrônica automática, que obedece à impostação selecionada do Riding Mode. Também é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do amortecedor posterior através de um prático comando elétrico. São quatro as opções de ajuste consoantes à utilização: só piloto, piloto+bagagem, piloto+passageiro e piloto+passageiro+bagagem.

Quanto aos freios, na Gold Wing 2019 está presente o consagrado sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de última geração, que distribui a potência frenante nas duas rodas de acordo com o ajuste do RidingMode. O freio dianteiro tem cálipers de seis pistões que atuam em dois discos de 320 mm, na traseira o cáliper é de três pistões e o disco 316 mm. O pneu dianteiro é 130/70 R18, enquanto, atrás o pneu é um 200/55 R16.

Por último, mas nem por conta disso menos importante, há o fato de a Honda GL 1800 Gold Wing 2019 continuar sendo a única motocicleta da atual produção mundial dotada de Airbag de série.

Design e equipamentos: um evidente salto para a modernidade

Não há dúvida que basta um breve olhar para entender que a Gold Wing 2018 é uma motocicleta contemporânea, que abre mão das linhas imponentes da versão anterior em busca de elegância associada à eficiência aerodinâmica e uma – por que não? – pitada de esportividade.

“Formas sofisticadas, linhas tensas”. Esta foi a frase que guiou a equipe de projetistas da nova Gold Wing, cuja silhueta emana uma clara mensagem de equilíbrio entre capacidades dinâmicas superiores e a tradicional qualidade superior dos materiais empregados e o primoroso acabamento.

Dona de um estilo inconfundível onde se destacam a projeção da parte frontal, a harmoniosa linha de cintura e o elegante e acolhedor posto do piloto e acompanhante, o conceito aerodinâmico do novo modelo difere do anterior, no qual havia uma ampla área entre o piloto e o para-brisa, que criava uma grande “ilha” de ar calmo mesmo em velocidades elevadas.

Agora o piloto fica mais próximo do para-brisa, regulável tanto em altura como em inclinação, e um apurado estudo aerodinâmico permitiu melhorar não só o coeficiente aerodinâmico, visando melhor desempenho e eficiência, como dar a piloto e passageiro o conforto dinâmico digno de uma Gold Wing.

Os assentos continuam individuais para piloto e passageiro, a ergonomia é impecável e no “top box” enas protetivas malas laterais há capacidade de transportar uma grande quantidade de bagagem – 110 litros.

Neste novo cockpit se destaca o painel com tela TFT colorida de 7 polegadas, que oferece o mais completo nível de informações sobre a motocicleta, sistema de áudio, navegação e do controle de tração HSTC(Honda Selectable Torque Control), regulagem de suspensão e Cruise Control.

A Gold Wing 2019 é compatível com o Apple CarPlay e a conectividade é facilitada pela porta USB eBluetooth. Abaixo, a lista dos principais itens da rainha das Grã-Turismo, renovada para continuar a nº 1 da categoria.

  • Linhas aerodinâmicas, visual contemporâneo e alta tecnologia
  • Sistema de gestão e controle do aquecimento e dos fluxos de ar
  • Para-brisa regulável eletricamente variando inclinação e altura
  • Cruise Control de ação gradativa com sistema TBW (Throttle By Wire)
  • Ampla capacidade de carga e top box para dois capacetes integrais
  • Display TFT de 7″ com informações completas de áudio e navegação
  • Conectividade Apple CarPlay, Bluetooth e USB
  • Full-LED e indicadores de direção com desarme automático
  • Smart Key com comando para abertura de malas laterais e top box
  • Novo chassi dupla trave de alumínio
  • Suspensão dianteira por duplo braço oscilante
  • Suspensão traseira com nova balança monobraço Pro-Arm
  • Regulagem eletrônica das suspensões com base no Riding Mode
  • Pré-carga da mola/amortecedor traseiro regulável eletricamente
  • Freios combinados D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS
  • Novo motor boxer 6 cilindros de 1.833 cc, cabeçotes de 4 válvulas
  • Acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e 4 Riding Modes
  • Controle de tração HSTC
  • Start&Stop com sistema ISG (Integrated Starter Generator)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist) para saídas em subida
  • Novo câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas
  • Função ‘Walking Mode’ para manobras de estacionamento
  • Integração total entre os 4 Riding Mode e o câmbio DCT

A Honda Gold Wing estará disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing Tour. Esta última se difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades – ante a de 6 marchas convencionais na versão Gold Wing – airbag, suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top box adicional. O preço público, base estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro, é de R$ 136.550,00 na versão Gold Wing e R$ 156.550,00 na versão Tour. Os modelos têm garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e Honda Assistence em 5 países da América do Sul.

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