OAB de Alagoas decreta luto de 3 dias após morte de Omar Coêlho; entidades lamentam

Publicado em 25/05/2023, às 09h43
Divulgação/OAB-AL
Divulgação/OAB-AL

Por TNH1 com Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) decretou, nesta quinta-feira (25), luto oficial de três dias devido à morte do membro honorário vitalício Omar Coêlho de Mello. O advogado, que foi ex-procurador do Estado, presidiu a OAB/AL no período de 2007 a 2012, e segundo a entidade, deixou um grande legado no estado.

Omar Coêlho teve a morte confirmada na manhã desta quinta (25), depois de ficar internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde fazia tratamento contra leucemia. Ele deixa esposa, cinco filhas e três netos.

Omar Coêlho liderou a Ordem por dois mandatos consecutivos, sucedendo o jurista Marcos Bernardes de Mello à frente da entidade. As gestões foram marcadas pela defesa da advocacia e pela relação de proximidade com a sociedade, com a defesa de grandes causas sociais no estado.

A diretoria da OAB/AL lamentou o falecimento e se solidariza aos familiares e amigos de Omar Coêlho, destacando a grande contribuição deixada para a advocacia.

“A morte de Omar Coêlho de Mello, sem dúvidas, representa uma grande perda para a advocacia alagoana, pelo legado deixado por ele enquanto presidente da Ordem no estado. Foram muitas as lutas em defesa da advocacia e da sociedade. Fica o exemplo de um grande homem público e gestor e a nossa solidariedade a todos os familiares e amigos”, destacou Vagner Paes, presidente da OAB/AL.

TJ/AL lamenta morte de Omar Coêlho - Também durante a manhã, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, lamentou a morte do advogado. "O Judiciário alagoano está de luto. Omar foi uma figura humana extraordinária", afirmou o desembargador, que deu os pêsames aos pais do advogado, Marcos Bernardes e Onira Coêlho, e à irmã, a juíza Nirvana Coêlho.

"Peço a Deus que o tenha em bom lugar e conforte a família e os amigos nesse momento tão difícil", complementou.

Procuradoria do Município emite nota de pesar - Por meio de nota, a Procuradoria-Geral do Município de Maceió também lamentou o falecimento de Omar e destacou que ele foi uma referência no exercício da advocacia. Ele esteve à frente do órgão entre o fim da década de 80 e o início da década de 90. Veja abaixo:

"Foi com grande tristeza que todos que fazem a Procuradoria Geral do Município de Maceió receberam a notícia do falecimento de Omar Coelho. Advogado, ex-subprocurador judicial da PGM, ex-procurador geral do Estado, ex-presidente da OAB de Alagoas e do CSA, foi uma referência no exercício da advocacia e entre os apaixonados pelos esportes,  em especial para a enorme torcida azulina. Deixa um grande legado de dedicação, competência e trabalho. À família e aos amigos, nossos mais sinceros pesares".

CSA presta solidariedade aos familiares e amigos de ex-dirigente - Nas redes sociais, o CSA informou que recebeu com profundo pesar a notícia da morte do ex-presidente que administrou o clube no ano passado. O Azulão também transmitiu solidariedade às pessoas próximas do ex-dirigente. Veja abaixo:

"Nas primeiras horas desta quinta-feira (25), o Centro Sportivo Alagoano recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento de Omar Coêlho de Mello.

Omar Coêlho faleceu aos 62 anos, em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer. Ele foi eleito Presidente do Maior de Alagoas em dezembro de 2021 e exerceu o cargo durante o ano de 2022, além de outras funções desempenhadas em tantos anos de prestação de serviço ao Azulão.

Advogado, Omar Coêlho também foi Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB-AL) entre 2007 e 2012.

Neste momento de dor, o CSA transmite toda solidariedade e sentimentos aos familiares e amigos de Omar Coêlho. Fica aqui a nossa última homenagem".

Federação Alagoana de Futebol decreta luto de 7 dias - A Federação Alagoana de Futebol lamentou, por meio de nota, o falecimento de Omar Coêlho de Mello, ex-presidente do CSA. Além de presidente, ele foi conselheiro do clube e vice-presidente.

"Prestamos nossas condolências e homenagens aos amigos e familiares neste momento tão difícil", disse a FAF ao decretar luto oficial de sete dias.

Quem foi Omar Coêlho - Primeiro filho do casal Marcos Bernardes de Mello e Onira Coêlho de Mello, Omar nasceu na capital alagoana em 20 de dezembro de 1960.

Bacharel em Direito pela Ufal, em 1983, ele foi procurador-Geral do Estado de Alagoas, entre julho de 1997 e dezembro de 1998, em um dos momentos mais críticos da vida política do estado de Alagoas, quando o governador Divaldo Suruagy havia renunciado e o vice Manoel Gomes de Barros havia liderado o Estado durante o período. 

Omar Coêlho também foi presidente da OAB-AL entre 2007 e 2012, após vencer duas eleições e cumprir duas gestões. Após comandar a Ordem, em 02 de janeiro de 2013, ele retornou suas atividades regulares na PGE, sendo designado para exercer a Coordenadoria Adjunta da Procuradoria Administrativa Indireta.

Omar Coêlho também assumiu a presidência do partido Podemos em Alagoas a partir de 2018. E três anos depois, ele renunciou ao cargo de Procurador de Estado, com mais de 40 anos de vida pública dedicada ao estado e à advocacia pública.

Em 2021, Omar Coêlho se candidatou à presidência do CSA, seu clube do coração, e foi eleito com 69,4% dos votos. Mas em dezembro de 2022, o dirigente renunciou ao cargo após um turbilhão de problemas enfrentados pelo Azulão.

Gostou? Compartilhe