LEIA TAMBÉM
Num momento em que Maceió volta a lamentar o descaso, público e privado, com seus prédios antigos, alguns de considerável valor arquitetônico, é de se louvar a iniciativa da OAB/Alagoas em recuperar a sua sede histórica, na Praça Montepio dos Artistas, no Centro.
A construção quase centenária, onde funcionou a primeira faculdade de Direito do Estado, chegou a ter o seu leilão anunciado pelo Diário Oficial, há cerca de 40 anos, quando até os próprios advogados doaram recursos pessoais para que o prédio fosse adquirido pela instituição.
Chegou até a ser distribuído um carnê de pagamento mensal, para que os associados fizessem doações, e muitos advogados realmente contribuíram com recursos próprios para a aquisição do que seria depois denominada Casa do Advogado – posteriormente acrescida do nome Aurino Malta de Oliveira, ex-presidente da secional.
Através da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, a OAB viabilizou o valor restante dos recursos para a aquisição do imóvel, de inestimável valor histórico não só para a categoria, mas para toda a comunidade alagoana.
Que o bom exemplo da OAB/Alagoas seja seguido por outras instituições e por particulares, para a preservação da memória do nosso patrimônio arquitetônico.
LEIA MAIS
+Lidas