Contextualizando

O “socorro” do Supremo Tribunal Federal ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Entenda o caso…

Em 12 de Abril de 2024 às 06:33

Após retirar de tramitação o projeto que prevê a regulamentação das redes sociais, no momento em que se acirra o confronto de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), com o ministro Alexandre de Moraes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), “ganha” um inesperado aliado.

E o “apoio” vem  justamente do Supremo Tribunal Federal, como explica a jornalista Vera Rosa, no “Estadão”:

“Acusado de ativismo judicial pelo Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) entrou em cena para ‘socorrer’ o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O movimento ocorreu, nos bastidores, quando o ministro do STF Dias Toffoli encaminhou para julgamento, até junho, a ação que prevê punição das plataformas pela circulação de conteúdos falsos e discursos de ódio.

A decisão de Toffoli foi anunciada no mesmo dia em que Lira engavetou o projeto de lei sobre regulação das redes sociais, batizado de PL das Fake News, e houve até quem a interpretasse como um novo confronto à vista.

Ao menos por enquanto, porém, a estratégia tem lances que interessam às duas partes. Além de ser deflagrada quando o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), desafia o ministro do STF Alexandre de Moraes, evita que Lira seja associado a uma nova derrota em plenário.

No fim de seu mandato, o presidente da Câmara tem demonstrado irritação com comentários de que vem perdendo força nas articulações políticas…”

Gostou? Compartilhe