Rosa do deserto - Unsplash
Plantar

O segredo para produzir mudas de rosa do deserto com facilidade

Em 18 de Novembro de 2024 às 10:45

Se você também é apaixonado por plantas e gosta de presentear seus amigos com elas, uma das melhores opções é a rosa do deserto e, para te ajudar nesse processo e também para aumentar sua fonte de renda, trouxe algumas dicas de como produzir mudas de modo fácil e rápido.

[Colocar ALT]

Antes de começar, deixe tudo que você vai usar ao alcance, pois facilita o processo e garante que a planta esteja bem preparada. Confira o que você vai precisar:

  • Tesoura de poda ou estilete: para cortar os galhos da planta-mãe.
  • Vasos pequenos: para plantar as mudas.
  • Substrato específico para rosa-do-deserto: a base ideal para suas mudas.
  • Pedra brita ou argila expandida: para criar uma camada de drenagem nos vasos.
  • Canela em pó: ajuda a cicatrizar o corte da planta-mãe e evita fungos.
  • Uma rosa-do-deserto adulta e florida: é dela que você vai tirar as mudas.
  • Areia: misture com o substrato para garantir boa drenagem e ventilação nas raízes.
  • Água: para regar as mudas na medida certa.

A planta-mãe deve ser forte e saudável, prefira escolher a que tiver com mais folhas verdes, galhos fortes e sem manchas, então escolha um galho e corte-o (com cerca de 20 cm) em sentido longitudinal com a tesoura de jardineiro ou um estilete bem afiado. Coloque canela em pó no corte, pois além de ajudar na cicatrização, ainda tem efeito bactericida e fungicida, ou seja vai proteger sua rosa do deserto.

[Colocar ALT]

Em seguida, remova todas as folhas do galho e faça um pequeno anel na base que estava em contato com a planta, pois isso ajuda no processo de formação de raízes. Agora vai uma dica importante: não plante o galho diretamente no substrato, pois há uma chance muito alta de apodrecer, aguarde uns 10 dias antes de fazer o plantio no solo. Enquanto isso, prepare o vaso que receberá sua mudinha.

Escolha um substrato mais arenoso, você pode optar por colocar uma parte de areia lavada para uma parte de terra preta adubada e não esqueça de deixar espaço para a água escorrer e evitar acúmulo no fundo, para isso, utilize vasos com furos no fundo e coloque uma camada de pedras antes de colocar o substrato.

Para o plantio, verifique se não há nenhum torrão de terra ou pedra que possa ferir as raízes mais novas e espete o galho no centro do vaso, apertando a terra ao redor, sem muita força, apenas para deixar firme, regue com bastante cuidado, utilizando o teste do palito (ou dedo) para saber a hora de regar. 

Agora é aguardar que a muda enraíze e se desenvolva, um processo que pode durar de 45 a 60 dias, mas mantenha a calma e nada de puxar a muda pra saber se enraizou! E depois nos conte como ficaram suas mudas, mandando fotos e mensagens através de nosso instagram!

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas