A Polícia Civil divulgou, na manhã desta quarta-feira (13), que investiga as circunstâncias da morte de um suspeito após uma abordagem policial na noite do último sábado (9), na Cidade Universitária, parte alta de Maceió. Durante a ação, o homem foi atingido nas costas após fugir de uma equipe do 12ª Batalhão da Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM
Quatro dias depois, veja o que foi divulgado até o momento.
O crime - De acordo com o delegado Thiago Prado, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital, a vítima é suspeita de realizar assaltos junto de outro homem no Conjunto Eustáquio Gomes, em Cidade Universitária. Uma moto e um aparelho de telefone estão entre os pertences levados.
Após saírem em fuga no veículo roubado, a dupla foi vista por um uma guarnição da Polícia Militar, que deu início a perseguição. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o motorista perde o controle do veículo e ambos caem. O garupa corre no sentido contrário e consegue fugir, já o condutor demora um pouco mais para se levantar e tenta escapar, mas logo na sequência chega a viatura, da qual descem três militares que começam a atirar contra ele.
De acordo com informações da PM, militares teriam dado ordem de parada à dupla, que estava sem capacete e começou a atirar contra os policiais. Ainda segundo militares, um dos disparos teriam atingido a viatura da polícia.
Depois que o suspeito foi baleado, cai no chão e morre. Chegam outras viaturas no local e populares também começam a se aproximar, enquanto o corpo do homem fica estirado no chão. Confira o vídeo abaixo:
Vídeo mostra que suspeito foi atingido com tiros nas costas por PMs durante abordagem
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) March 12, 2024
Saiba mais em https://t.co/ISNKNSrzV2 pic.twitter.com/HdvUEG46Ri
A Polícia Civil investiga as circunstâncias - A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do suspeito durante a ação policial.
O delegado Thiago Prado confirma que os criminosos efetuaram armas de fogo e que os militares reagiram a injusta agressão com disparos de arma de fogo, que vieram a atingir a vítima.
O caso deve ser concluído em 30 dias.
Corregedoria da PM também apura o ocorrido - A Corregedoria da Polícia Militar de Alagoas divulgou, nessa terça (12), que também vai apurar o caso ocorrido no Cidade Universitária.
Em nota, a Corregedoria da PM disse que já está ciente das imagens e realizará os procedimentos institucionais devidos. Um oficial da PM também será designado para apurar minuciosamente as circunstâncias do caso por meio de uma investigação preliminar.
A respeito de um vídeo que circulou nas redes sociais no final de semana envolvendo disparo de armas de fogo durante ocorrência policial envolvendo dois homens em uma moto, na região da Forene, em Maceió, a Polícia Militar de Alagoas informa:
A Corporação, por meio de sua Corregedoria-Geral, já está ciente das imagens da ação policial e realizará os procedimentos institucionais devidos. Um oficial da PM será designado para apurar minuciosamente as circunstâncias do caso por meio de uma Investigação Preliminar.
A Instituição militar reafirma sua missão constitucional de preservação da ordem pública e de policiamento ostensivo. Deste modo, a PM não compactua com nenhum possível desvio de conduta por parte de seus integrantes – que devem primar pela técnica associada aos princípios da legalidade.
LEIA MAIS
+Lidas