O que é preciso fazer antes de encarar um plano de expansão

Publicado em 25/06/2018, às 15h01

Por Redação


Sem planejamento, a tentativa de expandir uma empresa pode afundá-la. É fundamental conhecer os pontos fortes e fracos do negócio e identificar ameaças e oportunidades, diz Almir Ferreira de Sousa, coordenador do Proced/FIA (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração).

Esse plano deve contemplar uma avaliação honesta da situação da empresa, para corrigir problemas antes da expansão, calcular os custos disso e determinar como esses valores serão obtidos.
É preciso ouvir advogados para saber as exigências legais da expansão e, também,pensar em uma saída para o caso de tudo dar errado.

"O plano precisa dar uma ideia dos riscos e mostrar se haverá ou não fôlego para a expansão", diz Maurício Morgado, coordenador do FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas).
O primeiro passo é achar oportunidades, ouvindo clientes ou caçando novas tendências. Com o projeto em andamento, o empreendedor deve acompanhar tudo de perto para corrigir a rota rapidamente, se necessário.

Felipe Senise, professor e sócio da escola de negócios Sandbox, conta que a empresa identificou uma demanda de cursos em outras praças mas, após começar a expansão, percebeu não haver espaço para ela longe de São Paulo e que era caro levar professores para fora.

"Agora, desenvolvemos cursos de educação a distância, com investimento inicial maior, mas que permite crescer mais rápido", explica.
A seguir, orientações de especialistas que podem ajudar quem quer aumentar a produção, diversificar produtos ou serviços ou se estabelecer em outras cidades e estados.

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Fase 1: cuidados antes de tomar uma decisão
Comece com mapeamento"Ponha no papel os pontos fortes e fracos da empresa, ameaças do mercado e oportunidades. É nesse momento que surgem as falhas gerenciais e o excesso de burocracia, afirma Almir Ferreira de Sousa.

A contabilidade precisa estar em dia"Verifique se há dívidas e compromissos financeiros pendentes antes de dar o próximo passo.

Torne-se gestor de verdade" Quando a empresa se expande, o dono vai ter que se relacionar com mais colaboradores. Faça cursos e leia livros sobre gestão para aprender a lidar não só com números, mas com gente.

Fase 2: como identificar oportunidades
Conheça seu público"Os próprios clientes podem opinar sobre novos produtos e serviços e apontar como crescer em outras regiões, diz Maurício Morgado, coordenador do FGVcev. Converse com consumidores, faça enquetes, use ferramentas de pesquisa online.

Busque referências"Observe novas tendências. O empreendedor deve viajar e participar de associações de classe para ver o que acontece fora dos limites do seu negócio.

Procure setores complementares"Encontrar nichos próximos da atividade principal ajuda a aproveitar recursos, além de reduzir os riscos e a necessidade de novos investimentos. Uma forma de expandir é incorporar atividades até então feitas por um fornecedor, diz David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper.

Faça uma aposta por vez"Para Felipe Senise, sócio da Sandbox, não adianta apostar em várias frentes de expansão. Escolha onde empregar recursos e entenda de que forma isso trará alto retorno.

Fase 3: como planejar a expansão
Saiba quanto a ideia vai custar"Todos os recursos necessários para a expansão devem ser colocados no papel: custos com novos funcionários, fornecedores, equipamentos, matéria-prima e espaço. Calcule o que será preciso vender para cobrir os gastos adicionais e em quanto tempo você terá o investimento de volta. Trabalhe com pelo menos três cenários diferentes, do mais pessimista ao mais otimista.

Descubra onde está o dinheiro"Caso não tenha o capital para fazer a expansão planejada, identifique como levantar esses recursos no mercado, seja por meio de financiamento ou investidores, e quais são as contrapartidas. A taxa de juros e a possibilidade de ter que ceder parte do comando da empresa para um fundo de investimentos são questões que precisam ser consideradas.

Lembre-se do marketing"Você vai precisar de recursos para divulgar seu novo produto ou serviço: verifique custos de marketing digital, anúncios ou outros meios.

Corrija seus erros"Felipe Senise, professor e sócio da escola de negócios Sandbox, usa o conceito americano de "fail fast" (erre rápido): ao perceber que o projeto não está caminhando conforme esperado, o empresário precisa parar de insistir e ajustar o rumo. Também é importante ter uma estratégia de saída: se as projeções não se concretizarem, é preciso saber como se desfazer do negócio.

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Loja do futuro é destaque da feira de franquias em São Paulo

São Paulo - A principal feira do setor de franquias, organizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), vai apresentar ambientes com tecnologias e tendências de varejo que devem se popularizar nos próximos anos.
Na exposição, que acontece de quarta (27) a sábado (30) no Expo Center Norte, em São Paulo, visitantes poderão conhecer vitrines digitais, realidade aumentada, pagamento pelo celular, provador e cardápio inteligente, soluções que já existem e estão ganhando espaço.
"Queremos mostrar alternativas que ajudem o público a resolver os problemas de seus negócios", diz Altino Cristofoletti Júnior, presidente da ABF.
Para este ano, estão previstos uma ótica, uma loja de roupas, um restaurante fast food e uma loja sem vendedores, onde toda a compra é feita pelo smartphone.
No evento, a ABF vai pela primeira vez juntar em um só espaço as microfranquias (investimento de R$ 3.000 a R$ 90 mil).
Turismo, alimentação, informática, limpeza e ensino serão alguns dos setores representados no local.
A feira terá 400 expositores, sendo 124 estreantes. A organização do evento afirna esperar um público de pelo menos 65 mil pessoas.
Além das empresas franqueadoras, a feira recebe fornecedores de diversas áreas da cadeia de franquias.
Há palestras e minicursos sobre o setor voltados tanto para iniciantes como para a reciclagem de franqueados já experientes.
No primeiro dia, haverá um telão no local para quem quiser acompanhar o jogo do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo, às 15h.

ABF Franchising Expo
De quarta (27) a sábado (30). Expo Center Norte, nos pavilhões branco e azul (r. José Bernardo Pinto, 333 "" Vila Guilherme), na quarta (27), das 9h às 19h; na quinta (28) e na sexta (29), das 13h às 21h; no sábado (30), das 11h30 às 18h30.
Ingressos: R$ 70 pela internet ou R$ 80 na bilheteria, para acesso aos quatro dias, abfexpo.com.br ou (11) 3017-6800


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