Tecnologia

O Orkut está de volta!

TNH1 | 14/08/24 - 14h40

Quem presenciou o começo das redes sociais jamais esquece o Orkut. A rede social que conquistou milhões de usuários em todo o mundo está prestes a retornar. O fundador, Orkut Buyukkokten, anunciou em entrevista ao G1 planos de relançar a plataforma. 

Buyukkokten promete uma experiência mais positiva e autêntica.  Leia trechos da entrevista. 

“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve”.

“Se você pensar no ‘orkut.com’, era tudo sobre unir as pessoas e eu sei que o que nos une é o que temos em comum. Então, no Orkut, todos tiveram conversas maravilhosas sobre coisas que amavam e compartilharam, riram e se divertiram muito”, diz.

Quando volta?  Buyukkokten evitou dar uma data específica para o lançamento, mas garantiu que a equipe está trabalhando incansavelmente para que o novo Orkut esteja disponível o mais rápido possível. O site oficial da plataforma já está no ar, com uma mensagem que anuncia a volta da comunidade.

“Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut, Hello, para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive com todos esses. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários”, concluiu.

Crítica ao Facebook e Instagram

“Se você olhar para as mídias sociais hoje, são plataformas muito diferentes, como Facebook e Instagram. Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo, o que significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora”, critica.

Inteligência Artificial - O engenheiro turco revelou que a nova versão do Orkut utilizará a inteligência artificial para conectar pessoas com interesses em comum de forma mais eficiente.

“E é por isso que todos se lembram do Orkut como um lugar onde encontraram seu melhor amigo, conseguiram o emprego dos sonhos, se apaixonaram, se casaram e criaram filhos juntos. E eu acho que podemos trazer esse engajamento autêntico e genuíno de volta. E a chave é usar a tecnologia para usar ferramentas como IA e aprendizado de máquina. Podemos trazer essa autenticidade e conexão de volta à sociedade por meio das mídias sociais se otimizarmos os algoritmos”, explicou.