O Príncipe Harry e a atriz e Duquesa Meghan Markle se sentiram particularmente traídos e ficaram extremamente magoados com uma ação recente do Príncipe William. Em meio a vários entreveros ao longo dos últimos anos, os filhos do Rei Charles III estariam desde dezembro de 2022 sem se falar. No entanto, uma fonte da revista inglesa Closer Magazine contou que Harry ficou chocado ao ver as fotos do encontro recente de William com o empresário Donald Trump em Paris.
Presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021, Trump venceu as mais recentes eleições presidenciais norte-americanas e retornará à Casa Branca em janeiro de 2025. Ele e William se encontraram em Paris no início de dezembro, durante o evento de reabertura da Catedral de Notre Dame.
A atriz Meghan Markle sempre foi extremamente crítica a Trump. Ela se recusou a se encontrar com o político em 2019, durante uma visita oficial dele ao Reino Unido, quando ainda era presidente dos EUA. O político reagiu a chamando de “desagradável”.
Mais recentemente, no último mês de fevereiro, Trump disse que não descartaria revogar o visto de Harry caso fosse presidente. Ele chamou atenção para as revelações feitas pelo príncipe sobre consumo de drogas em seu livro de memórias, ‘O Que Sobra’. Ele ainda acusou Harry de “trair” a avó, a Rainha Elizabeth II (1926-2022), ao renunciar às suas funções em janeiro de 2020.
A fonte da revista Closer Magazine disse sobre os incômodos de Harry com o encontro do irmão com Trump: “Isso machuca profundamente, em vários níveis, soa como uma grande traição para o Harry e a Meghan. O Príncipe William parece ter se dado muito bem com Trump”.
O contato completou dizendo: “Obviamente, o William estava cumprindo suas funções oficiais, mas o Trump sempre foi muito hostil contra os dois e o William obviamente sabe disso, então a Meghan e o Harry não conseguem não achar que ele deveria ter falado com eles antes. Foi uma situação que fomentou uma tempestade de sentimentos para o Harry e a Meghan”.
No entanto, um amigo de William disse à mesma publicação: “O William não se importa em nada com isso, está muito claro para ele que ele estava apenas exercendo seu trabalho. Ele não vai se desculpar por ter feito seu trabalho”.
Em uma conferência republicana em fevereiro de 2024, quando perguntado sobre o visto que permite a permanência de Harry nos Estados Unidos, Trump disse: “Eu não o protegeria. Ele traiu a Rainha. Isso é imperdoável. Ele estaria por conta própria caso dependesse de mim”.
No início de dezembro, em entrevista ao jornal New York Post, Trump celebrou seu encontro com William em Paris: “Ele é um cara muito bonito. Ele estava muito, muito bonito na noite de ontem [7 de dezembro]. Sabe como algumas pessoas são mais bonitas pessoalmente? Ele estava bonito. Ele estava muito bem, falei isso com ele”.