O antropólogo baiano Luiz Mott está entre os conferencistas do Encontro Nacional de História (Crédito: Reprodução)
Já é de conhecimento público que a Bienal do Livro de Alagoas, que terá sua 7ª edição entre os dias 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, tem uma programação diversificada que vai muito além de lançamentos e vendas de livros. Esse grandioso evento, em números de atividades e de visitantes, também fomenta o debate científico nas mais diversas áreas.
Este ano, fará parte da programação a realização de três eventos simultâneos no campo da História: o 7º Encontro Nacional de História da Ufal, com o tema “O historiador e suas fontes”; 2º Colóquio PIBID-História e o 1º Encontro do Sistema Estadual de Arquivos. Estes eventos serão realizados de 26 a 28 de novembro de 2015.
A realização do Encontro Nacional de História e das demais atividades envolve: o Núcleo de Estudos Sociedade, Escravidão e Mestiçagens (Nesem),o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid História) o Programa de Pós-Graduação em História, a Licenciatura em História, o bacharelado em História e o Arquivo Público de Alagoas. Os coordenadores desta programação são: Professor Gian Carlo de Melo Silva e professora Wilma Maria Nobrega Lima.
Os debates sobre o tema central, "O historiador e suas fontes", serão realizadas por meio de mesas redondas com a participação de debatedores da Ufal e de outras instituições, como por exemplo: Flávia Maria de Carvalho, que é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, doutora em História Social (UFF) e realiza pesquisas sobre a História de Angola e de regiões da África Centro Ocidental; Suely Creusa Cordeiro de Almeida, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa sanduíche pela Universidade Clássica de Lisboa, entre outros convidados.
As conferências também vão contar com nomes conhecidos, como: Luiz Roberto de Barros Mott, um antropólogo, historiador e pesquisador, ativista pelos direitos civis da comunidade LGBT; Mary del Priore, ex professora de Historia da USP e da PUC/RJ, pos-doutorada na Ecole Des Hautes Etitudes En Sciencies Sociales, de Paris, tem 37 livros de historia publicados. Serão conferencistas também, Verena Alberti e Francisco Carlos Teixeira.
Fonte: Ascom Ufal
+Lidas