Contextualizando

O cenário político para 2026 e a mensagem da célebre frase atribuída a Euclides Mello

Em 31 de Outubro de 2024 às 07:36

Passadas as eleições municipais deste ano os bastidores vão paulatinamente filtrando as pretensões dos interessados por cargos majoritários em 2026.

Nesse ano, além das disputas para presidente da República e deputados federais e estaduais, haverá concorrência para governador e para duas vagas ao Senado.

Em Alagoas, as definições já vão ocorrendo, com dois anos de antecedência.

Pelo que revelam os bastidores, dois prováveis aspirantes a cargos majoritários estão decididos a encerrar seus respectivos mandatos e, por consequência, não pretendem concorrer a nada em 2026: o governador Paulo Dantas e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ambos do MDB.

A se confirmarem tais informações, o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) e a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, não devem ter o gostinho de concluir os mandatos dos seus titulares – ficam livres, no entanto, para concorrer a outros cargos.

Dos possíveis interessados em ser governador ou senador restam Renan Calheiros (que iria para seu quinto mandato seguido no Senado), o senador Renan Filho (lembrado para voltar ao governo do Estado), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (também pretenso candidato ao governo), e o deputado federal Arthur Lira (que estaria pensando numa das vagas ao Senado).

Correndo por fora, são citados para os cargos majoritários o deputado federal Alfredo Gaspar e o ex-deputado estadual Davi Davino Filho, que têm sido citados em pesquisas de opinião.

Nesse contexto, surgem duas alternativas: uma conciliação que permitisse um grande acordo entre os principais pretendentes ou o confronto entre esses grupos políticos, atualmente antagônicos.

E nada pode ser descartado, como diz uma frase atribuída ao ex-vereador e ex-deputado Euclides Mello: “Em política eu só não vi boi voar”.

Gostou? Compartilhe