Internautas registraram, no final da noite desta segunda-feira (2), a chegada de equipamentos que deverão realizar mais estudos em poços de mineração de salgema, que deveriam estar desativados.
LEIA TAMBÉM
A iniciativa é da Braskem, e os equipamentos deverão realizar estudos de sonar atualizados, de estabilidade e de integridade estrutural das minas de onde o minério é extraído, exigidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
No vídeo, é possível ver que os equipamentos chegaram em três carretas, que tiveram dificuldades de entrar no bairro; assista:
Esses novos exames são parte de um pacote de novas exigências da ANM. Alguns itens já foram cumpridos pela empresa, enquanto outros ainda aguardam providências.
Ontem a Braskem divulgou em seu site a informação de que novos exames de sondagem seriam realizados no bairro, próximo ao Alto do Céu e ao condomínio Freire Ribeiro, entre Pinheiro e Mutange.
De acordo com a informação, o exame de sonar “tem o objetivo de monitorar os poços de sal por meio do método de ecoacústica, onde sinais sonoros são emitidos com uso de um equipamento específico para avaliação técnica do poço”.
Esses exames serão realizados pela multinacional francesa Flodim. A conclusão depende da interpretação dos dados sísmicos e está prevista para o primeiro semestre de 2019.
O TNH1 procurou saber mais informações sobre esses exames junto à coordenação da Defesa Civil Municipal, mas o órgão apenas confirmou as informações do site da Braskem. Segundo a empresa, os poços de mineração no bairro do Pinheiro seguem desativados.
LEIA MAIS
+Lidas