por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Com a confirmação do fim de produção do VW Gol, a Volkswagen elegeu o Polo como seu novo carro de entrada na marca. Para continuar atendendo o público que busca as versões mais baratas, a montadora resolveu lançar novas versões para o Polo e reposicionar os preços da gama 2023.
Agora o Novo Polo é oferecido em duas opções de motorização, MPI e TSI, e duas de câmbio, manual de cinco marchas e automático de seis.
A grande diferença é que o motor 1.0 turbo não é mais o 200 TSI mas agora o 170 TSI que antes equipava o VW UP. Isso significa que a potência de até 128 cv e o torque de até 20,4 kgfm foram reduzidos para até 116 cv e 16,8 kgfm.
A versão de entrada do compacto traz o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades –pela primeira vez o Novo Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual.
Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas.
Visual
No visual, o modelo é o único modelo do segmento a oferecer faróis de LED desde as versões mais básicas. Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T‑Cross e Taos.
O habitáculo ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São inéditos os bancos esportivos, inteiriços, e inspirados na linha GTS, que entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo.
A oferta de cores tem o Vermelho Sunset, que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T‑Cross. Além da cor de lançamento estão disponíveis as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Novos itens
O Novo Polo conta com painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen. O multimídia presente nas versões mais completas conta com o VW Play.
Ainda do lado de dentro, uma das novidades do modelo é o carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB, do tipo C, trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro.
O volante multifuncional traz o novo emblema da Volkswagen ao centro e nas versões superiores traz aletas para a troca de marchas.
Em termos de conforto e segurança, O Novo Polo possui uma oferta ampla de itens. É equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais e conta com o pacote de segurança com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.
Preços e Versões
VW Polo 1.0 MPI manual – R$ 82.990
VW Polo 1.0 TSI manual – R$ 92.990
VW Polo Comfortline automático – R$ 102.990
VW Polo Highline automático – R$ 109.990
Reportagem: Edson Moura
AUTOR(A)
Edson MouraLEIA MAIS
+Lidas