A BMW conseguiu a liberação do governo na Alemanha para combinar os seus sistemas autônomos de níveis 2 e 3 em seus veículos. Com a junção das tecnologias, os motoristas estarão livres, em determinadas situações do trânsito, para tirar completamente as mãos do volante e realizar outras tarefas, como usar o celular e até assistir à Netflix, por exemplo.
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Os sistemas em questão são o BMW Highway Assistant, assistente de nível 2, e o BMW Personal Pilot L3, de nível 3.
O primeiro opera somente em rodovias com barreiras e em velocidades de até 130 km/h. O sistema combina uma série de recursos, como piloto automático adaptativo e assistente de manutenção de faixa, permitindo que o motorista relaxe as mãos da direção enquanto o carro trafega. O veículo até troca de faixas sozinho, basta o motorista confirmar o comando olhando para o retrovisor correspondente.
Já o Personal Pilot L3 funciona em situações de congestionamentos, principalmente. Em velocidades de até 60 km/h, o computador do carro assume completamente a direção do veículo, deixando o motorista livre para realizar outras tarefas sem que isso seja considerado infração, como assistir a sua série favorita.
Vale ressaltar, que nos dois casos o sistema irá solicitar que o condutor retome o controle do carro, quando fora das situações especificadas. Outro detalhe é que, apenas o sistema de nível 3 permite ao motorista desviar a atenção do trânsito, enquanto no Highway Assistant é permitido apenas que ele retire as mãos do volante.
Sabendo que essas diferenças podem confundir os proprietários, a BMW preparou uma interface especial para o usuário, que orienta os motoristas sobre o que eles podem ou não fazer quando os sistemas estiverem ativos.
A combinação dos sistemas chega primeiro para a linha de Série 7 como um opcional por 6 mil euros, aproximadamente R$ 36 mil. A boa notícia é que os proprietários que já haviam comprado o sedã com o Personal Pilot L3, receberão gratuitamente o sistema de nível 2 através de uma atualização de software a partir de agosto.
Com a autorização, a BMW acirra a disputa com a Mercedes-Benz, primeira empresa a conseguir a liberação para uso de um sistema autônomo de nível 3. A Tesla, apesar dos esforços para o desenvolvimento de tecnologia de condução autônoma, tem no mercado apenas um sistema considerado de nível 2.