Assim que a presidente Dilma Rousseff assinar a notificação do resultado da votação que aprovou seu afastamento e a continuidade do processo de impeachment no Senado, o vice-presidente Michel Temer será o presidente em exercício. De acordo com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Temer deve anunciar seu ministério ainda hoje.
Os nomes dos ministros não foram confirmados pelos senadores, mas Henrique Meirelles na Fazenda, Romero Jucá no Planejamento, e Ilan Goldfajn no Banco Central são dados como certos.
O afastamento de Dilma foi aprovado por 55 votos favoráveis e 22 contrários, nenhuma abstenção e 78 presentes. O presidente do Senado, Renan Calheiros, conduziu a sessão de cerca de 20 horas e não votou no processo.
A notificação do afastamento já foi lida em plenário, e o primeiro secretário da Mesa, Vicentinho Alves (PR-TO), irá ao Palácio do Planalto para levar o documento para Dilma perto das 10h30 da manhã. Depois disso, ele segue para o Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, para notificar o vice, que se torna presidente assim que assinar a notificação.
O anúncio dos primeiros ministros de Temer está previsto para acontecer por volta das 16h. O vice permanece desde ontem no Palácio do Jaburu.a
LEIA MAIS
+Lidas