A possível abertura do Corredor Vera Arruda, no bairro Jatiúca, segue repercutindo em Maceió, sobretudo entre moradores da parte baixa da cidade que, conforme mostrou uma enquete do TNH1, se dividem em relação a intervenção. Nesta quinta-feira (23), a Superintendência de Trânsito e Transportes de Maceió (SMTT) convocou uma entrevista coletiva para falar sobre a possível intervenção e sobre o plano do órgão municipal para a mobilidade da região.
LEIA TAMBÉM
A apresentação contou com as presenças do superintendente de Trânsito e Transportes de Maceió, André Costa, do secretário de Comunicação de Maceió, Lininho Novaes, e dos diretores de Transportes Glauco Oliveira, e de Obras, Luciano Martins.
Logo de início, a SMTT destacou que a abertura para novas vias para o fluxo de veículos vai possibilitar uma redução de 52% a 54% no tempo de viagem em importantes linhas de ônibus. “A redução é de 14 minutos, em média. A gente também vai conseguir ofertar três viagens a mais. Teremos uma qualidade melhor do transporte, já que os ônibus vão andar um pouco mais vazios”, explicou Glauco Oliveira.
(Crédito: Eberth Lins/TNH1)
Proposta mostra que vias serão fechadas aos finais de semana e feriados - A proposta da SMTT também apresentou que a travessia de veículos no Vera Arruda deve acontecer somente em dias úteis e em horários de pico, sendo proibida aos sábados, domingos, feriados e diariamente, das 19h às 7h.
“As pessoas que utilizam vão continuar utilizando. Estamos falando de uma intervenção de menos de 1%. Mais de 90% da população utiliza o corredor nesse horário noturno e esse horário vai estar fechado, como está hoje”, assegurou André Costa.
O superintendente reforçou que ainda não sabe se o fluxo será em mão única ou dupla, se acaso o corredor for aberto para veículos. “Tecnicamente vimos que funciona das duas formas, mas isso é uma discussão que vamos ter com os moradores dessas ruas”.
Para André Costa, “o debate que as pessoas têm conduzido [sobre a possível intervenção no corredor] tem sido bastante equivocado”. “Na verdade, os interesses colocados em jogo são dois: da mobilidade ativa, de quem quer usar o espaço para caminhar, e do outro lado a mobilidade urbana, sobretudo para a maior parte da população que utiliza o transporte coletivo”, frisou ao destacar que ação pretende desafogar o trânsito na região.
(Crédito: Eberth Lins/TNH1)
“Uma das ações é reduzir o tempo de viagem para quem faz uso de transporte público. Fazer com que fiquem menos tempo dentro desses veículos”, continuou ao dar ênfase na declaração do diretor de Transportes no início da coletiva.
O superintendente ainda anunciou para os próximos dias a restrição de estacionamento em algumas ruas da cidade, a exemplo da Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, em horários específicos, de 8h às 19h, sendo liberada normalmente aos finais de semana e feriados. “Para ter uma circulação melhor de veículos, especialmente na parte baixa”.
SMTT diz que intervenção "mexe" com apenas 1% do Vera Arruda - André Costa destacou que a intervenção no Corredor Vera Arruda ainda está no campo de proposta e que "é apenas uma entre muitas ações a serem realizadas para melhorar a mobilidade urbana na capital”. Ele explicou que a intervenção seria em quatro ruas, das 13 que fazem parte do corredor.
Conforme publicado mais acima, André Costa disse que a mudança vai interferir em 1% do espaço do Corredor Vera Arruda. “Faz parte de um contexto maior. A população tem sofrido, passado muito tempo no trânsito e é preciso ações, baseadas em experiência exitosas, para promover essas melhorias [...] Ninguém vai quebrar ou destruir o Vera Arruda. É uma intervenção muito pequena que vai ajudar muito na vida de muita gente", disse.
Enquete do TNH1 mostrou empate técnico - Longe de se chegar a um consenso, o debate em torno da criação de vias no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, ganhou as redes sociais e divide a opinião do maceioense. O retrato desse "racha" sobre a mudança no trânsito na região ficou claro na enquete realizada pelo TNH1. Num resultado apertado, dos mais de 11 mil internautas que participaram, 50,8% (5.604 votos), concordam com a proposta da Prefeitura. Outros 49,2%, (5.435 votos), discordam da ideia, preferindo que a área permaneça como um espaço de lazer e socialização.
A enquete, que obteve 11.039 respostas, foi disponibilizada pelo TNH1 durante dois dias, diante do acirrado debate nas redes sociais, depois que a Prefeitura abriu uma consulta pública para ouvir a população. Para participar clique aqui.
No projeto, apresentado à Promotoria de Urbanismo do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), a Prefeitura diz que deseja trazer mudanças no trânsito do bairro Jatiúca, por meio de abertura de vias passando pelo Corredor Vera Arruda, no intuito de traçar trajetos que façam conexões da Ponta Verde até os bairros Cruz das Almas e Mangabeiras, passando pela Jatiúca.
Protesto - No último domingo, 19, moradores do bairro da Jatiúca lotaram o Corredor Vera Arruda em protesto contra o projeto. Além do ato, que contou com centenas de pessoas, alguns moradores colocaram lençóis brancos nas sacadas dos apartamentos como forma de protesto. Já outros moradores carregavam cartazes com frases citando que o local é da população e que o Corredor Vera Arruda "tem que viver".