Um grupo de estudantes de autoescola realizou um protesto na manhã desta quarta-feira (06), em frente ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió. Os manifestantes reclamaram da suspensão dos serviços, devido a uma nova paralisação realizada pelos funcionários, que negociam com o governo melhorias para a categoria.
LEIA TAMBÉM
Os alunos, que estavam agendados para a renovação ou para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bloquearam as duas vias do local, o que deixou o trânsito lento na Avenida Durval de Góes Monteiro. A ação durou pouco tempo, pois a polícia esteve no local e negociou com os candidatos para que liberassem as vias.
Reivindicação dos servidores
A categoria pede a contratação, por meio de concurso, de 140 servidores e a revisão de do Plano de Cargos e Carreiras, além da autonomia administrativa e financeira do órgão.
Entre os serviços considerados essenciais, que estão sendo mantidos pelo movimento paredista, estão a retirada de veículos apreendido, a banca examinadora de exame de direção, a limpeza e conservação do prédio sede do órgão, e a contabilidade.
Detran emite nota
Por meio de nota, o Detran informou que os usuários que precisarem agendar nova data para o serviço que não foi realizado nesta quarta, não precisará pagar taxa. Além disso, o órgão repudiou a paralisação dos serviços e creditou a atitude como descabida e desproporcional.
Confira na íntegra:
A presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que, a paralisação instaurada pelo sindicato dos servidores da autarquia, torna-se descabida e desproporcional, tendo em vista que a suspensão dos serviços de atendimento aos usuários estão comprometidos, causando transtornos para aqueles que desejam resolver alguma pendência ligada ao órgão.
A direção da autarquia ressalta ainda, que o Governo do Estado está em diálogo com o sindicato dos servidores e vem se esforçando para atender as necessidades da categoria com responsabilidade. O concurso público e o aumento salarial estão na mesa de negociação com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), não havendo portando razão para a suspensão dos serviços do Detran/AL.
A gestão do Detran/AL pede desculpas à população alagoana e salienta que as medidas judiciais cabíveis para impedir que prejuízos maiores ocorram já estão sendo tomadas.
Os usuários que possuíam agendamentos de serviços e que por ventura da paralisação não foram realizados, a direção salienta que não será necessário pagar uma nova taxa do serviço e o atendimento será realizado, em caráter de urgência, em uma nova data que será divulgada. Em caso de dúvidas ou mais informações os usuários deverão acessar o site www.detran.al.gov.br.
LEIA MAIS
+Lidas