Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas toma posse

Publicado em 06/01/2017, às 20h28

Por Redação

A nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), eleita para o biênio 2017-2018, tomou posse nesta sexta-feira, 6, durante solenidade no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Em agosto de 2016, o Pleno elegeu os desembargadores Otávio Leão Praxedes, Celyrio Adamastor Tenório Accioly e Paulo Barros da Silva Lima para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor geral da Justiça, respectivamente.

Durante coletiva, o desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, falou sobre possíveis cortes necessários durante a gestão e afirmou que o atual orçamento é insuficiente para atender a sociedade.

“Algumas medidas já foram tomadas anteriormente. Como hoje temos mais de 90% dos processos digitalizados, também tivemos cortes na estrutura de poder, em viagens, diárias foram minimizadas. Sabendo da crise nacional, vamos planejar o orçamento para administrar o Tribunal dentro dessa situação. Também posso ter que cortar cargos comissionados na estrutura do nosso poder, para ver se o nosso orçamento comporta. Farei tudo para que atrasos não ocorram dentro da nossa gestão. Assumindo na segunda, vou me reunir para tomar medidas saneadoras. O orçamento do TJ, hoje, da forma que foi elevado, não é suficiente para atender as necessidades de Justiça da nossa sociedade", afirmou.

Otávio Praxedes

Nascido em 26 de novembro de 1952, em União dos Palmares, Otávio Praxedes é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração Pública pelo Centro Universitário Cesmac. Possui doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).

Ingressou na magistratura em dezembro de 1986, atuando nas comarcas de Delmiro Gouveia, Porto de Pedras, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Arapiraca e Maceió.

Foi juiz auxiliar da Presidência do TJ/AL no biênio 2007-2008, além de coordenador da Comissão de Informática do Judiciário, no mesmo período. Promovido ao cargo de desembargador em 2009, pelo critério de merecimento, passou a integrar a Câmara Criminal. Em 2012, assumiu a função de gestor estadual das metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

Otávio Praxedes assumirá a presidência do TJ/AL no lugar do desembargador João Luiz Azevedo Lessa.

Celyrio Adamastor

Nascido em 1953, no Município de Rio Largo, formou-se em Direito pelo Cesmac em 1981. Especializado em Direito Privado, Celyrio Adasmastor ingressou na magistratura em 16 de junho de 1986, na Comarca de Maragogi.

Foi promovido para a Comarca de Penedo em 1990. Em 1995, foi promovido para a Capital, passando a atuar no então denominado Juizado de Pequenas Causas. Na mesma época, foi juiz auxiliar no Juizado do Consumidor. Ainda em 1995, foi titularizado no 3º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, onde permaneceu até assumir como desembargador do TJ/AL, no final de maio de 2016.

Paulo Lima

Paulo Lima é maceioense, nascido em 7 de julho de 1953. Graduado em Direito pela Ufal, no ano de 1975, ingressou na magistratura alagoana em 1979, na comarca de Piranhas. Atuou ainda em Limoeiro de Anadia, Viçosa, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Maceió. Desempenhou também a função de juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça.

Em 2012, foi promovido para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, pelo critério de antiguidade, passando a integrar a 2ª Câmara Cível. Assumirá a Corregedoria no lugar do desembargador Klever Rêgo Loureiro.

Gostou? Compartilhe