A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizará mais uma edição virtual do sorteio da Nota Fiscal Cidadã (NFC). Desta vez, a celebração especial comemora o Dia dos Professore e acontece nesta quinta-feira (15), às 9h. Na ocasião, serão sorteados R$ 2 milhões para pessoas físicas e instituições sociais inscritas na campanha.
LEIA TAMBÉM
De modo a cumprir as diretrizes estabelecidas pelo decreto sobre o isolamento social em Alagoas, a ação será à distância, evitando aglomeração de pessoas e prezando pela segurança dos envolvidos. A cerimônia será transmitida pelo canal da Sefaz no YouTube.
De acordo com a chefe de Educação Fiscal, Glácia Tavares, os bilhetes aptos para o sorteio já foram rodados/contabilizados nesta terça-feira (13) e o consumidor pode conferir a quantidade de bilhetes individuais disponíveis para ser sorteado.
No total, foram aproveitadas para o sorteio 1.552.214 notas fiscais, emitidas entre os meses de julho e agosto de 2020. Os 47.706 CPFs cadastrados geraram 129.345 bilhetes aptos a participar e as 86 instituições aptas para concorrer aos prêmios receberam 10.987 bilhetes no total. Todos os bilhetes são oriundos do compartilhamento realizado por consumidores.
“Nosso pedido é para que o consumidor escolha uma instituição social cadastrada na campanha. São 102 instituições que trabalham com idosos, deficientes, crianças, adolescentes recuperação de alcoolistas e drogados. Quando isso acontece, além dele estar concorrendo, está ajudando a esse trabalho importante que elas desenvolvem em nosso estado”, colocou Glácia Tavares.
Como apoiar
A NFC devolve ao consumidor parte dos impostos arrecadados via ICMS pelos estabelecimentos comerciais. Na prática, após comprar um produto, o estabelecimento paga o imposto dessa mercadoria para o Governo do Estado e até 10% do ICMS volta para o consumidor que pediu a nota, registrou seu CPF na hora da compra e se cadastrou na campanha.
Vale ressaltar que é possível compartilhar notas fiscais com uma instituição cadastrada na NFC. Ao todo são 100 entidades. A cada 10 notas fiscais o consumidor ganha um cupom. Quando ele compartilha, ganha o número de bilhetes em dobro
LEIA MAIS
+Lidas