Nonô avalia 'disputa' entre Bolsonaro e STF em sua rede social

Publicado em 18/06/2020, às 12h18
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Por Assessoria

O atual secretário de saúde de Maceió - mas com longa carreira política, José Thomaz Nonô, voltou a aparecer em vídeos em seu perfil do Instagram para falar sobre o cenário atual que envolve certa "disputa" entre o Executivo Federal e a mais alta Corte do Judiciário no país.

Como protagonistas dessa situação está o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e alguns ministros do Superior Tribunal Federal (STF). No vídeo, divulgado em sua rede social na manhã desta quinta-feira (18), Nonô expressou preocupação com relação ao “litígio claríssimo entre Judiciário e Executivo”.

“O que me preocupa é Presidência da República e Supremo Tribunal Federal. Falo como político e como formado em Direito que sou e cultor do Direito. Na minha opinião, o Supremo invade, claramente, atribuições privativas do Poder Executivo. Decisões de rara infelicidade. Há dois anos a nossa Suprema Corte começou a derivar para decisões de natureza política, à época respaldados pela inércia do Legislativo em legislar. Tomou gosto. E agora começa a fazer funções de prefeito, funções de governador, funções, sobretudo, de presidente da República”, declara Nonô.

As críticas se estenderam ainda à postura do presidente Bolsonaro, que, segundo o secretário, é contraditório e provocador. “De outro lado, entretanto, o presidente se revela politicamente desastrado. não perde uma opinião de provocar o próprio Poder Judiciário, às vezes, o Legislativo, e é muito contraditório nas suas atitudes. Ora repudia a prática do "toma lá, dá cá", no caso do Legislativo, ora, chama para conversar e discutir notórios papas da religião do "toma lá, dá cá", opina. 

Nonô, que foi seis vezes deputado federal, brinca ainda falando que não sente falta da época em que foi parlamentar, mas que, nessas confusões, valeria a pena um conselho sensato e experiente de quem conhece o Direito e a Política Nacional.

Confira o vídeo completo no Instagram do secretário: 

Gostou? Compartilhe