Nível do Rio Mundaú começa a descer em União e em Murici, mas segue subindo em Rio Largo

Publicado em 08/07/2023, às 14h57
Reprodução
Reprodução

Por João Victor Souza

Em uma nova atualização, o Boletim do Sistema de Alerta dos Níveis dos Rios, divulgado no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mostrou que, até às 16h deste sábado, 8, alguns pontos do estado ainda tinham tendência de nível de rios elevado com iminente transbordamento. A situação mais crítica é na cidade de Rio Largo, onde o nível do Rio Mundaú ultrapassou 900cm e a expectativa é de que tenha aumento no decorrer da tarde. 

O Grupamento Aéreo registrou imagens aéreas de Rio Largo entre o final da manhã e o início da tarde, e foi possível perceber a força da água e o nível da água em elevação. Confira abaixo:

Já na cidade de Murici, onde cerca de 40 pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas durante a manhã, o nível do Rio Mundaú está acima de 800cm, mas ficou estável até o meio da tarde e já começou a descer. A previsão é de que, em caso de a chuva não se intensificar, a situação melhore. Em União dos Palmares, o nível do Mundaú continua alto, acima de 700cm, porém ele está em ponto de descida.

Mais ao norte, o município de Santana do Mundaú que tem registro de alagamentos desde ontem, permanece com atenção, porém agora fora do alerta vermelho para cheia. A tendência é de diminuição do nível do Mundaú.

Já o Rio Jacuípe, que com o transbordamento, trouxe transtornos para a população da cidade de mesmo nome, ficou estável no início da tarde, mas seguiu com o nível de alerta para cheia e voltou a subir por volta das 16h.  

Os níveis do Rio Paraíba e Rio Caruru nas cidades de Atalaia e São José da Laje, respectivamente, estão em baixa, porém as duas seguem com o alerta na cor amarela, de nível de atenção pela cheia.

Gostou? Compartilhe