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Nissan Leaf, Renault Zoe, Chevrolet Bolt: os elétricos que já estão à venda no Brasil

Em 20 de Novembro de 2018 às 14:04

O Salão do Automóvel de São Paulo deste ano marcou o início da venda de três modelos elétricos no Brasil: Nissan Leaf, Chevrolet Bolt e Renault Zoe. Todos foram apresentados pelas respectivas montadoras e já podem ser comprados pela internet.

Mas os modelos que só precisam de eletricidade tem em comum o alto preço, consequência da falta de incentivos do governo brasileiro. O mais barato é Renault Zoe, que custa R$ 149.000. O Chevrolet Bolt chega custando R$ 175 mil. O Nissan Leaf é o mais caro, mas também o maior dos três, custa R$ 178.400.

Confira o que oferece cada um:

Nissan Leaf 

Primeiro modelo que vai chegar nas ruas, o Nissan Leaf é o automóvel elétrico mais vendido no mundo, com 365 mil unidades comercializadas desde seu lançamento em 2010. O Leaf tem 150cv de potência e 32,6kgfm de torque. A pré-venda já começou pela internet por R$ 178.400. 

O modelo tem duas opções de conjunto de baterias com autonomia de 320 ou 240 quilômetros. Para recarga completa na rede elétrica são necessárias oito horas. Em carregadores mais rápidos, específicos para os carros a recarga total pode ser feita em menos de uma hora e meia.

Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt EV também desembarca no Brasil em 2019 custando R$ 175.000. Com 200 cv de potência e 36,8 kgfm de torque, o Bolt tem autonomia de 380 km com uma carga. Em carregadores rápidos, o carro consegue recarregar até 80% em apenas uma hora.

Renault Zoe

O mais barato de todos é o modelo da Renault. O Zoe já está sendo vendido por R$ 149 mil. Mesmo já sendo comercializado para empresas desde 2015 no Brasil, essa é a primeira vez que pessoas comuns podem comprá-lo.

O Renault Zoe é equipado com motor elétrico de 92cv de potência e 22,4kgfm de torque. A autonomia é de 300 quilômetros, e consegue ser recarregado em carregadores rápidos em menos de 2h.

Consumo energético

Não precisar de gasolina ou etanol nunca mais parece tentador, mas é bom lembrar que nenhuma das fabricantes informa quanto será o custo para recarga dos veículos na energia elétrica convencional. É preciso testar para saber. A melhor opção seria a recarga rápida em postos equipados para essa tecnologia. Na rodovia que liga SP ao RJ já existem postos para esse tipo de recarga.

E aí gostou de qual? Toparia ter um desses na garagem?

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