A Nasa, a agência de exploração espacial norte-americana, divulgou no último fim de semana imagens capturadas do asteroide 3200 Phaethon, que passou perto — porém a uma distância segura — da Terra entre os dias 15 e 19 de dezembro. O objeto foi classificado como “potencialmente perigoso”, mas os astrônomos já sabiam que ele não oferecia risco de colisão iminente há meses, quando foi incialmente identificado.
LEIA TAMBÉM
O 3200 Phaethon tem 6 km de diâmetro, sendo o segundo maior asteroide potencialmente perigoso identificado pela agência até o momento. As fotos foram feitas pelo Radar Observatório Planetário de Arecibo, em Porto Rico. As instalações do local foram danificadas pelo Furacão Maria, que atingiu a região do Caribe em setembro deste ano, mas já estão sendo reformadas.
“Arecibo é um recurso global importante, crucial para o trabalho de defesa planetária por conta de suas capacidades únicas”, disse Joan Schmelz, diretor do observatório. “Temos trabalhado duro para deixá-lo funcionando adequadamente desde que o Furacão Maria devastou Porto Rico”.
É curioso considerar que, mesmo em mau estado, o Observatório de Arecibo foi capaz de tirar as fotografias de melhor resolução já feitas do asteroide 3200 Phaethon. Cada pixel da imagem que você confere representam cerca de 75 metros. A agência ainda destacou que um dos polos do objeto conta com um círculo escuro bastante visível, mas não pôde afirmar com certeza o que era o elemento. A melhor aposta, contudo, é de que se trate de uma cratera formada por algum outro impacto. No momento, o 3200 Phaethon não representa nenhum perigo à Terra.
+Lidas