‘Não havia projetos, nem recursos, mas viramos o jogo’, diz JHC sobre contenção de encostas

Publicado em 26/04/2024, às 15h50
Foto Itawi Albuquerque
Foto Itawi Albuquerque

Por Assessoria

O prefeito JHC inaugurou nesta sexta-feira (26) as obras de contenção definitiva de quatro encostas no Vale do Reginaldo, bairro do Poço, em Maceió, com investimento de mais de R$ 2 milhões. Ele afirmou durante as entregas que o Município não tinha projetos, nem recursos destinados às áreas de risco, mas a gestão conseguiu mudar o cenário.

“Não havia projetos, nem recursos. As pessoas se sentiam completamente abandonadas, não eram ouvidas, mas viramos esse jogo, preparamos bons projetos e hoje temos os recursos, iniciamos as obras e vamos continuar esse trabalho maravilhoso, para transformar verdadeiramente a vida de quem mais precisa”, declarou.

Os investimentos nas quatro barreiras, onde estão mais de 400 casas, fazem parte de um montante de R$ 150 milhões destinados ao maior programa de proteção de encostas da história da capital. Durante a atual gestão, 24 obras do programa já foram finalizadas e entregues, e quatro estão em andamento.

JHC ressaltou que para cada região, foi usada uma tecnologia específica, mais adequada para cada tipo de solo. Com isso, foram evitados deslizamentos e preservadas vidas nas zonas que, antigamente, eram de risco. Na encosta da Rua Campo Alegre, por exemplo, foi realizado o processo de aterro controlado, solo grampeado e drenagem.

“Com as chuvas que tivemos semana passada, de 108 milímetros em um tempo muito curto, da forma como estava essa barreira, ela teria vindo abaixo. Por isso, o que estamos fazendo aqui é trazer mais segurança, mais vida e menos angústias para essas famílias”, destacou.

Seu Elias Batista da Silva, morador da região há 30 anos, confirma o risco que existia no local. Ele conta que nos dias chuvosos dormia com medo de não acordar e que, em 2015, enfrentou o deslizamento de parte da barreira, onde mora ele, a esposa, o filho e os netos.

“Com essa chuva que deu agora, é como o prefeito falou, se a prefeitura não tivesse feito essa obra, com certeza isso aqui tinha desabado. Mas hoje a gente está tranquilo e pode ficar com certeza mais uns 10 a 20 anos sem preocupação”, comemora.

O secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Fontenelle, afirmou que mais de 400 casas, distribuídas em mais de 3 mil metros quadrados, ficaram protegidas com o serviço realizado pelo Município.

“Aqui é uma região que tinha muitas erosões, as casas já estavam rachando e as pessoas ficavam aflitas, porque não sabiam se iam acordar vivas. É uma obra importante para salvar vidas. Hoje as pessoas que moram não só no topo da encosta, mas também na base podem dormir tranquilas porque não tem mais perigo de desabamento”, disse.

Gostou? Compartilhe