Contextualizando

“Não existe prisão perpétua”, diz presidente do TJ sobre cursos para egressos do sistema carcerário de Alagoas

Em 6 de Agosto de 2024 às 16:14

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, assinou com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social do estado (Seris) e a Federação das Indústrias de Alagoas termo de cooperação com objetivo de ofertar cursos para egressos do sistema prisional aqui do Estado.

Ao falar sobre os cursos profissionalizantes através do Sesi e do Senai, Tourinho disse que é necessário fazer com que ao serem reintegrados à sociedade os presos saiam do sistema prisional melhor do que quando entraram:

“Não existe prisão perpétua. As prisões têm prazo limitado e, muitas vezes, até um curto espaço de tempo. Então, investir nesse público é de fundamental importância, inclusive para a nossa segurança e para o bem da sociedade de maneira geral”.

A iniciativa integra as atividades do projeto Começar de Novo e encampado pelo Conselho Nacional de Justiça, coordenado pelo desembargador Otávio Praxedes, para quem “a assinatura deste termo de cooperação com o Sesi e Senai representa um grande avanço para oportunizar uma nova vida a essas pessoas”.

Já o presidente da FIEA, José Carlos Lira de Andrade, citou cursos que serão ofertados:

“Mecânica de moto, mecânica geral, administração, computação… São vários. A gente vai sentir qual é a necessidade e o que eles querem, porque nossa ideia é oferecer o que eles tenham aptidão para fazer”.

Gostou? Compartilhe