Não entrou no 5º lote de restituições da Receita? Você pode ter caído na malha fina. E agora?

Publicado em 24/09/2022, às 08h29
Agência Brasil
Agência Brasil

Por Extra

A Receita Federal liberou o 5º e último lote de restituições do Imposto de Renda 2022. O dinheiro estará disponível nas contas indicadas pelos contribuintes no dia 30 de setembro. Ao todo, RS 1,9 bilhão será devolvido a 1.220.501 pessoas. O dinheiro terá correção de 4,22%. No entanto, segundo a Receita, 1.032.279 declarações foram retidas em malha. Esse número representa 2,7% do total de documentos entregues.

Quem pode cair em malha fina? O contribuinte que deixar de prestar alguma informação para a Receita ou digitar algum dado errado na declaração, por exemplo. Para saber se é o caso, o contribuinte pode acessar o extrato da declaração pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), na página da Receita.

É possível acessar o sistema com o login e a senha do portal Gov.br ou digitando número do CPF/CNPJ, o código e senha. Caso não tenha o código de acesso, será necessário informar os números dos recibos das duas últimas declarações para gerá-lo.

Ao entrar no sistema, clique em "Meu Imposto de Renda", ao esquerdo da tela, logo na página de abertura do e-CAC.

Nele, aparecerá uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Em seguida, clique em "Processamento" e depois em "Pendências da Malha". Caso haja qualquer tipo de pendência, aparecerá nesta seção, informou a Receita.

Conta desativada - Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como nos casos em que conta informada foi desativada, o contribuinte terá até um ano para resgatar os valores no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Como resolver as pendências? - Para sair da malha fina, o contribuinte terá que enviar uma declaração retificadora. Isso pode ser feito pelo programa da Receita, usado para enviar a declaração original, pelo e-CAC, fazendo a retificação online, ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Se todas as informações estiverem corretas, o contribuinte terá que esperar a convocação da Receita para apresentar a documentação.

Quem preferir pode agendar um atendimento na Receita pelo e-CAC, na área "Meu Imposto de Renda", no extrato da declaração.

Gostou? Compartilhe