Meu Bichinho

Não deixe as unhas do seu cãozinho ou gatinho crescer demais

Em 31 de Janeiro de 2024 às 06:50

Nesta semana eu trouxe para o blog mais uma dica sobre os cuidados com os cães e os gatos! As unhas dos pets têm a estrutura parecida com as nossas, já que são compostas por tecido queratinizado, dando a elas esse aspecto mais durinho.

Conversei com a médica veterinária e zootecnista Valéria Bentes e ela explicou que as unhas possuem várias funções, dentre elas ajudam no equilíbrio do animal, na proteção das patas contra a entrada de sujeiras e microrganismos, para cavar ou até mesmo pegar objetos. Segundo ela, “o ideal é que o corte das unhas seja feito em animais que não possuem sua manutenção natural. Já os cães que vivem em áreas com piso áspero, tem esse corte das unhas e seu corte pode não ser necessário ou um prazo mais longo para esta manutenção por nossa parte pode ser dado”, explicou.

Bentes afirma, ainda, que os pets que vivem em piso liso necessitam dessa manutenção, pois unhas grandes podem causar diversos problemas, como o fato de entrar na patinha causando ferimento, alteração postural, desequilíbrio, dor na locomoção, doenças secundarias (infecção).

ATENÇÃO: O corte pode ser realizado a cada 15 dias, sendo necessário cuidado ao fazer em casa para não machucar a patinha. O ideal é a utilização do equipamento correto para cães e gatos, pois ele possuem bastante terminações nervosas. Ao machucar essa parte ocorrerá sangramento, dor e dará margem a uma possível infecção. Lembramos que, caso você não tenha nenhuma experiência com corte de unhas, o correto é procurar um profissional capacitado para realizar o procedimento.

Gostou? Compartilhe