'Não dava para ver nada, só poeira, aí começou uma explosão de fogo', diz vizinho de prédio que desabou em Olinda

Publicado em 28/04/2023, às 10h36
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Por g1

Vizinhos do prédio que desabou no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, na noite da quinta (27), contaram para a TV Globo o que viram e escutaram do acidente, que deixou dois mortos. Um adolescente de 13 anos e um homem de 32 anos não resistiram aos ferimentos, cinco pessoas foram socorridas com vida e os bombeiros tentam resgatar outras quatro vítimas, todas mulheres.

Uma das pessoas resgatadas com vida foi um homem de 53 anos identificado como Ebenezer, retirado dos escombros oito horas depois de ser encontrado.

"Eu disse, 'olha ali, o prédio arriou'. Ouvi todo mundo começando a chorar e não dava para ver nada, só poeira. Aí começou uma explosão de fogo", afirmou Marcelo Soares, que mora no prédio ao lado do Edifício Leme, que desabou parcialmente.

Várias pessoas foram até o local para procurar parentes. Entre eles, Ismael Francisco, que procurava pela sogra e pelo cunhado, o adolescente que morreu no desabamento. Ismael contou que a sogra já morou no prédio antes e voltou há uma semana.

"A gente dizia para ela não vir, dava para ouvir estalos no prédio. A gente sabia que era arriscado", disse Ismael Francisco.

Luana Vitória, que já morou no Edifício Leme, também foi até o local para procurar a irmã, que foi socorrida para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da PE-15, em Olinda.

"Graças a Deus, minha família conseguiu sair e morar em outro bairro, mas nem todos tinham as condições. Minha irmã voltou a morar aqui e, aparentemente, o prédio estava normal", disse Luana.Resgatados com vida


As vítimas resgatadas com vida foram:

  • Ebenezer, de 53 anos, resgatado vivo dos escombros oito horas após ser encontrado. Levado para o Hospital da Restauração, vai passar por procedimento cirúrgico, mas o estado de saúde é considerado estável, segundo a unidade de saúde;
  • Um homem de 45 anos, que deu entrada na Unidade de Trauma do Hospital da Restauração às 23h57. De acordo com a unidade de saúde, sofreu uma fratura na mão, passou por cirurgia na manhã desta sexta (28) e tem quadro de saúde considerado estável;
  • Duas mulheres de 25 anos encaminhadas para a UPA da PE-15, em Olinda: chegaram à meia-noite e tiveram alta às 2h;
  • Uma mulher de 30 anos levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana. De acordo com a unidade de saúde, ela segue em observação, com quadro estável, sem gravidade.

A Defesa Civil de Olinda informou que o imóvel estava interditado desde 2000 e que oito dos 16 andares desabaram.

O que aconteceu - Moradores vizinhos ao prédio disseram que houve um grande estrondo antes do desabamento do Edifício Leme. Os bombeiros foram acionados às 22h08 para a ocorrência e chegaram ao local 20 minutos depois.

Foram deslocadas três viaturas de resgate, três viaturas de salvamento e uma viatura de combate a incêndio.

Gostou? Compartilhe