LEIA TAMBÉM
Para o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que propôs a Comissão Parlamentar de Inquérito do Abuso de Autoridade, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), não vai ceder às pressões do judiciário para impedir a instalação da comissão.
“Eu não acredito que Arthur Lira vai ter medo de Alexandre de Moraes e deixar de instalar a CPI por isso”, disse o parlamentar gaúcho à jornalista Deborah Sena, do portal “Diário do Poder”:
A CPI do Abuso de Autoridade é uma estratégia da oposição ao governo Lula no Congresso Nacional para evitar que as prerrogativas dos parlamentares sejam afetadas por uma ofensiva do Supremo Tribunal Federal.
Tal possibilidade passou a ser bastante considerada após operações autorizadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, com buscas e apreensões em gabinete de parlamentares.
Marcel van Hattem reafirma que a notória relação entre o Palácio do Planalto e o judiciário não deve impedir a criação do colegiado:
“A CPI é fato determinado, tem todas as condições constitucionais, é a terceira na fila. Eu espero que seja instalada seguindo o rito normal.”
LEIA MAIS
+Lidas