Na fase laranja, Maragogi retoma nesta sexta visitas às piscinas naturais

Publicado em 17/07/2020, às 11h48
Reprodução/Redes Sociais Salinas
Reprodução/Redes Sociais Salinas

Por João Victor Souza

As piscinas naturais de Maragogi, um dos cartões postais de Alagoas, estão liberadas para receber visitas de turistas a partir desta sexta-feira, 17, após aproximadamente quatro meses de inatividade do turismo local. 

Segundo determinação da prefeitura de Maragogi, as medidas de segurança foram estabelecidas com redução no número de pessoas por tipo de embarcação juntamente com protocolo de higienização. As operadoras de mergulho só poderão utilizar um cilindro de oxigênio por pessoa por dia. 

O número de visitantes por embarcação passa a ser: 30 passageiros em Catamarãs, 8 passageiros em Escunas, e 6 passageiros em Lanchas. Antes da pandemia, por exemplo, eram permitidas 56 pessoas nos catamarãs, 12 em escunas e 12 em lanchas. 

O município destacou que cerca de 1.500 pessoas frequentavam diariamente os pontos turísticos da cidade. Para o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, a previsão é que esse número caia para 500 pessoas por dia nessa retomada. 

"Nós estamos trabalhando com esse número, de 500 pessoas. Maragogi foi uma das primeiras cidades de Alagoas que suspendeu as atividades por causa da pandemia e agora estamos na Fase Laranja, como o Governo decretou. Então houve a preocupação com o cenário econômico e mantive contato com o ICMBio para que a gente pudesse dar esse passo. O presidente nacional do ICMBio, inclusive, esteve hoje visitando os locais com a gente e reagiu de forma positiva ao trabalho que estamos fazendo", disse o prefeito em entrevista ao TNH1.

Com a liberação, as praias podem ser utilizadas de forma individual para banhos e prática de esportes. Os passeios de buggys também podem acontecer, respeitando os procedimentos do protocolo de higienização. Já o comércio em bares, restaurantes e barracas de praia permanecem proibidos, assim como aglomerações de pessoas. O município segue com a exigência do uso de máscaras e distanciamento mínimo de 2 metros. 

"Vamos seguir com o protocolo rígido para essa reabertura das piscinas naturais, vamos ficar monitorando, fiscalizando. A expectativa é muito boa para essa volta. Algumas pousadas já estão com taxa de ocupação de 50% para o fim de semana, seguindo as normas estabelecidas. Estamos preparados para receber as pessoas, os turistas", completou Fernando Sérgio.

ICMBio reabre visitação na APA Costa dos Corais

Há dois dias, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou, por meio de rede social, a reabertura da visitação pública na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, localizada entre Pernambuco e Alagoas.

Segundo o comunicado, a autorização está condicionada às determinações estabelecidas pelos protocolos de segurança sanitária dos estados e municípios para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19. Foi a sétima unidade de conservação federal reaberta pelo ICMBio.

"A regra vale para as zonas de visitação pública, estabelecidas no Plano de Manejo da Unidade, que compreende uma faixa de 120 quilômetros entre Pernambuco e Alagoas. O número de embarcações por dia deverá respeitar os limites estabelecidos pelas normas da unidade. O número de visitantes também deve ser reduzido, mantendo o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas", trouxe a publicação.

Gostou? Compartilhe