Com a discussão da cultura do estupro em alta após o episódio da violência sexual de 30 homens contra uma adolescente no Rio de Janeiro, uma comemoração em uma escola particular de Maceió acabou causando repúdio nas redes socais.
LEIA TAMBÉM
Apesar de popular entre os jovens, a música "Baile da Favela", de MC João, foi cantada por um grupo de estudantes da Escola Santa Úrsula, na Jatiúca, na abertura dos jogos internos, desagradou a alguns grupos e gerou polêmica nas redes sociais.
A canção, um funk com palavras de baixo calão que incitam a violência sexual e a depreciação da mulher, foi motivo de uma nota de repúdio na página do Facebook do movimento “Alagoas contra a doutrinação escolar”. No Youtube, o clipe oficial da música já obteve mais de 117 milhões de visualizações.
A apresentação teria acontecido na última sexta-feira (27), durante a abertura dos jogos. Na ocasião diversas turmas realizaram apresentações musicais.
"Repudiamos tal apresentação por incentiva a pseudo "Cultura do estupro", que trata-se da mais pura verdade da "Cultura da imoralidade", diz o texto publicado no Facebook.
MC João: música polêmica já tem 117 milhões de acessos no Youtube
De acordo com a nota publicada no Facebook, a turma do sétimo ano, formada por crianças de 11 e 12 anos, teria apresentado a canção alvo das críticas.
O texto repercutiu na página do grupo no Facebook e diversas pessoas lamentaram o episódio.
A reportagem do TNH1 entrou em contato com a setor de Marketing do estabelecimento de ensino, que informou que irá se pronunciar ainda nesta terça-feira, 31.
Escola se pronuncia
Por meio de nota, o colégio Santa Úrsula explicou que o tema do evento é a cidade Rio de Janeiro e que a música não apresenta trechos com apologia ao abuso sexual.
NOTA – COLÉGIO SANTA ÚRSULA
A Família Santa Úrsula apresentou no último dia 27 o grande ESPETÁCULO CULTURAL que contempla a abertura dos XXIX JOGOS INTERNOS SANTA ÚRSULA, com a presença de um público superior a três mil pessoas. A temática do evento versou sobre a cidade do Rio de Janeiro, sede dos jogos olímpicos 2016 – bairro da Lapa, praias de Ipanema e Copacabana, carnaval, Cristo Redentor, favelas, Maracanã e Floresta da Tijuca. As músicas que serviram para as coreografias foram escolhidas pelos alunos e seus coreógrafos, com a supervisão da escola, objetivando ilustrar o tema sorteado para cada série. O grupo do 7o ano do Ens. Fundamental II apresentou o tema FAVELA e a música escolhida, sucesso do funk carioca, que está intrinsecamente ligada à cultura do Rio de Janeiro e a realidade das favelas, NÃO apresenta quaisquer trechos com apologia aos dados mencionados. ÁUDIO ORIGINAL (https://www.youtube.com/watch?v=dhpEo-hxma4). O Colégio Santa Úrsula REPUDIA o posicionamento tendencioso apresentado pela página acusadora, enquanto afirma que o som ambiente omitiu trechos pornográficos. Desejamos que reflita a analise a acusação indevida, sabendo que o papel desta tradicional Instituição ao longo de 35 anos é educar e formar cidadãos conscientes para a prática do bem.
A direção
Veja a postagem na íntegra:
LEIA MAIS
+Lidas