A Prefeitura do Pilar segue acolhendo as famílias que tiveram de deixar suas casas em razão das fortes chuvas. E, de acordo com a diminuição do nível da Lagoa Manguaba, os moradores das regiões afetadas já começam a retornar para as suas residências. E foi para auxiliar os desabrigados e desalojados que a Prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (08), uma grande operação para garantir que todos possam retomar suas vidas em segurança.
LEIA TAMBÉM
Quase 100% das ruas que sofreram com os alagamentos já foram sanitizadas. Os moradores das regiões atingidas, inclusive, já receberam kits de limpeza e água potável. E além de um carro pipa para auxiliar as famílias na higienização das residências, a Prefeitura também montou uma Central de Atendimento. A estrutura fica em frente à Igreja do Rosário, onde funcionários de três secretarias dão encaminhamento às demandas.
Ao todo, são seis caminhões baú à disposição das famílias para as mudanças de volta para casa e que acontecem por agendamento, por meio dos seguintes telefones para contato: (82) 99665-4870 e (82) 99393-0723. A expectativa inicial é de que sejam realizadas até 40 mudanças por dia. Paralelamente, as equipes da Assistência Social seguem percorrendo cada moradia afetada para verificar as necessidades dos moradores que já retornaram, como colchões, cobertores e demais utensílios domésticos, levantando as perdas materiais.
Some-se a isso o anúncio de um auxílio financeiro para todas as famílias prejudicadas. Segundo o prefeito do Pilar, Renato Filho, o projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal na próxima semana, a fim de que os vereadores aprovem a liberação do recurso. Cada família que ficou desabrigada ou desalojada vai receber a quantia de R$ 3,5 mil, valor que poderá ser usado para reparar as perdas com a ação das águas.
“Temos trabalhado muito desde o início para que ninguém fique desamparado. A cidade já está praticamente limpa. Nossas equipes não param. Nosso objetivo, portanto, é permitir que todas as pessoas afetadas possam retomar suas vidas o mais rapidamente possível. É assim que, juntos, vamos superar mais este momento de dificuldade”, afirma o prefeito, destacando que os pouco mais de 170 desabrigados recebem toda a assistência necessária nos quatro abrigos da Prefeitura.
“Tivemos uma preocupação muito grande em minimizar o impacto das chuvas na vida dessas pessoas. Nossos abrigos contam, inclusive, com gerador de energia elétrica. Agora, com o retorno às residências, vamos auxiliar não apenas quem perdeu seus móveis, por exemplo, mas também quem teve o seu comércio prejudicado”, reforça o gestor, acrescentando que o valor do auxílio a ser ofertado aos comerciantes da cidade ainda será definido.
A Secretaria Municipal de Assistência Social já conclui o levantamento de todas as unidades habitacionais afetadas. Posteriormente, equipes da Defesa Civil irão conferir, in loco, os danos relatados em cada residência, para que a Prefeitura possa autorizar o depósito do auxílio em conta bancária informada pelo morador. “Este novo auxílio também será concedido, inclusive, para os pescadores, areeiros e marisqueiras que, no mês passado, foram contemplados com um auxílio de R$ 700 cada”, emenda Renato Filho, lembrando, ainda, que as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira (11).
Presidente da Câmara Municipal do Pilar, Tayrone Henrique, por sua vez, garante já trabalhar para que o projeto de lei que versa sobre o auxílio financeiro seja aprovado o quanto antes. “Coloco-me à disposição para que a matéria tramite com celeridade. Fico muito feliz com iniciativas como esta, e seguiremos atuando em parceria com a Prefeitura. Se preciso for, vamos, inclusive, adiar o nosso recesso parlamentar”, assegurou o vereador.
LEIA MAIS
+Lidas