Mulheres baianas buscam concretizar sonho de construir ateliê de costura

Publicado em 02/12/2019, às 20h35
Divulgação
Divulgação

Por TNH1 com Razões para Acreditar

Bem no sertão baiano, na cidade de Canudos, mulheres de comunidades carentes se uniram para ganhar a independência financeira. Uma máquina de costura e a vontade de aprender foram suficientes. O trabalho que começou bem pequenino com 15 mulheres e apenas uma máquina de costura. Hoje, há o sonho em ter um espaço completo para profissionalizar mais mulheres da comunidade.

A costureira Delma Alves foi quem plantou a sementinha nesse incrível projeto. Há 5 anos, o seu pai faleceu deixando para os oito filhos um carro velhinho. Com o dinheiro, a costureria comprou uma máquina. Tomando conhecimento da iniciativa das mulheres da comunidade Rasinho, Delma emprestou sua máquina, dalí concretizava o nascimento do ateliê.

“Enquanto uma costurava, a outra cortava, assim levamos com uma máquina. As mulheres não querem depender somente dos maridos em casa. Queremos trabalhar e ter um futuro melhor”, disse Delma.

Graças ao empenho dessas guerreiras e com a iniciativa do Projeto Canudos, foram doadas recentemente mais 7 máquinas de costura. Segundo as responsáveis, mais do que profissionalizar essas mulheres, o projeto leva renda e empoderamento.


“O primeiro passo para superar a situação de vulnerabilidade social é romper com o isolamento. Uma pessoa, quando se junta a outras em situação semelhante, amplia centenas de vezes suas possibilidades de emancipação social e econômica”.

O projeto Ateliê Corte e Costura “Forte Severina”

Com o valor da vaquinha, o objetivo é levantar um ateliê completo para a realização de cursos profissionalizantes.

O Projeto de Ateliê Corte e Costura “Forte Severina” oportunizará oficinas de corte, costura e modelagem com foco na geração de renda por intermédio da qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto Brasileiro de Expedições Sociais através do Projeto Canudos.

Serão capacitadas prioritariamente as mulheres das comunidades Rasinho e Bom Jardim, no município de Canudos, no sertão do estado da Bahia, oferecendo apoio técnico para a implementação de geração de renda e autossustentabilidade.

O que é o projeto Canudos?

O Projeto Canudos é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que visa a autossustentabilidade de comunidades vulneráveis pelo Brasil e pelo Mundo, por meio de EXPEDIÇÕES Nacionais e CONEXÕES Internacionais. Iniciou suas atividades em 2009 na cidade de Canudos, interior do estado da Bahia.

Desde o início, o Projeto visa tornar os vilarejos de Canudos Velho, Rio do Vigário e Rasinho (regiões rurais) em comunidades autossustentáveis. Para isso, o Projeto Canudos, em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior, desenvolve ações de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Cultura, Geração de Renda, Tecnologia e Meio Ambiente.

Quem tiver o interesse em ajudar as mulheres com contribuição financeira através da vaquinha online pode clicar aqui.

Gostou? Compartilhe