Mulher é presa em flagrante ao tentar sequestrar recém-nascido no HU

Publicado em 30/10/2018, às 15h02
Cortesia
Cortesia

Por Letícia Sobreira*

Uma mulher, identificada como Jaiane dos Santos Silva, 19 anos, foi presa em flagrante na tarde desta terça-feira (30) ao tentar sequestrar um recém-nascido da maternidade do Hospital Universitário Professor Adalberto Antunes, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade de saúde.

Segundo testemunhas, Jaiane fingiu ser uma funcionária do hospital e pegou a criança, nascida há três dias, alegando para a mãe que realizaria alguns exames. Ela foi detida pelos seguranças da unidade quando saía do hospital.

De acordo com o pai da criança, ela chegou pela manhã e sondou se a bebê havia feito um exame na visão. "Nós respondemos que minha filha fez duas vezes o exame, então ela falou que era para fazer de novo, mas foi embora e disse que voltava depois", disse o trabalhador rural José Ronaldo, de 34 anos, que reside com a esposa no município de Messias, na Região Metropolitana de Maceió.

Por volta das 12h, a mulher voltou para o quarto e informou ao pai que duas mulheres estavam o esperando na recepção. "Eu fui rápido e quando voltei ela já estava saindo com a bebê. A minha mulher desconfiou porque não havia nome no uniforme dela", continuou o pai, que afirmou que ela se apresentou como enfermeira do hospital.

A polícia foi acionada e a mulher foi presa e encaminhada para Central de Flagrantes I, no bairro Farol.

O HU emitiu uma nota à imprensa, no fim da tarde de hoje, e deu mais detalhes sobre a ação da suspeita. O hospital reiterou o compromisso com a segurança dos pacientes, acompanhantes e profissionais e afirmou o objetivo de controlar o acesso de pessoas às enfermarias localizadas nos andares. Confira o comunicado na íntegra:

"O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes confirma a tentativa de sequestro de bebê nascido na Maternidade do Hospital, ocorrida na tarde desta terça-feira (30). 

Segundo relatos do pai e de um dos profissionais de enfermagem, a suspeita foi abordada já com a criança nos braços, tentando deixar o 2º andar do Hospital, onde funciona o serviço de Maternidade do HU.

A suspeita alegou ser a mãe da criança e que o bebê teria nascido em uma maternidade da parte baixa da cidade e informou que não estava em posse de certidão de nascimento da criança.

A segurança foi acionada e encaminhou a suspeita à Superintendência para levantar as primeiras informações sobre o caso. De acordo com dados obtidos por meio de sistema, a mulher pariu no ano passado, descartando assim a possibilidade do bebê ser seu filho. 

O HU acionou a Polícia Federal, que acionou a Polícia Militar e conduziu a suspeita, o pai da criança e testemunhas à Central de Flagrantes, no bairro do Farol. 

O Hospital Universitário reitera o compromisso com a segurança dos pacientes, acompanhantes e profissionais, contando com equipes de segurança que trabalham com procedimentos padrões e circuito interno de câmeras, com o objetivo de controlar o acesso de pessoas às enfermarias localizadas nos andares e garantir a tranquilidade no ambiente hospitalar."

*Estagiária sob supervisão da editoria

Gostou? Compartilhe