Mulher cai em "golpe do buffet" e perde R$ 6 mil investidos para festa de filho com deficiência, em Maceió

Publicado em 09/12/2022, às 10h59
Paulo César comemora 28 anos nesta sexta depois de ser desenganado pelos médicos | Foto: Cortesia ao TNH1
Paulo César comemora 28 anos nesta sexta depois de ser desenganado pelos médicos | Foto: Cortesia ao TNH1

Por Eberth Lins

Imagina fazer um esforço financeiro para celebrar a vida de alguém querido e depois de pagar todo o serviço de buffet, aluguel de brinquedos e decoração descobrir que foi vítima de um golpe? Essas histórias, infelizmente, têm sido cada vez mais comuns. Em Maceió, esta sexta-feira (09) está sendo especialmente frustrante para uma mãe que contratou um buffet por R$ 6 mil para comemorar o aniversário do filho e, às vésperas da festa, descobriu ter sido enganada.

A frustração é maior porque o aniversariante é um jovem com deficiência que tem contrariado diagnósticos e expectativas da medicina e, mesmo depois de desenganado, celebra hoje o 28º aniversário.

Paulo César sofre de paralisia cerebral severa e já esteve internado na UTI por inúmeras vezes. Na última dela, a internação durou longos nove meses.

"Cada ano de vida do meu filho para nós é uma vitória, uma graça alcançada. Estou arrasada desde que descobri que caí num golpe, é um sonho destruído. O ser humano é muito cruel quando se trata de dinheiro, é inexplicável esse tipo de atitude. Eu demorei um ano para juntar o dinheiro para custear a festa, fiz isso com ajuda dos meus pais e irmãos", disse Ana Lúcia dos Santos, que está desempregada.

A empresa responsável pelo golpe se apresenta como "Encanto dos Doces", no bairro de Santa Lúcia, parte alta de Maceió. A vítima relata que a negociação, bem como a contratação dos serviços aconteceu, exclusivamente, por meio das redes sociais Instagram e Whatsapp.

"Estava pesquisando no Instagram e achei esse perfil postando coisas interessantes. Eu nunca imaginei que fosse uma golpista. Comecei comprando bolo, depois salgados que estavam na promoção, os personalizados, e por fim ela me ofereceu um pacote", diz a mulher acrescentando que se deixou levar pela golpista. "Estava empolgada, até mostrei foto e vídeo do meu filho e ela dizia 'parabéns, ele merece'", lembra.  

Festa ainda é possível - Embora o aniversário de Paulo seja nesta sexta, a festa que tem o universo do Circo como tema está marcada para o próximo domingo, dia 11 de dezembro, e a mãe ainda tem esperança de realizá-la. "Quem puder ajudar, ficaremos muito agradecidos. Todos os anos fazemos uma comemoração, não é somente um aniversário", sintetiza ao reforçar a importância de celebrar a vida do filho, tido como um guerreiro.

Ana Lúcia reforça o pedido para que as pessoas se sensibilizem e ajudem com a decoração, o buffet e os itens da festa. "Quem trabalha com esse universo de festas e puder ajudar, seria ótimo. Uma ajuda com o serviço de poder decorar a festinha dele, e ter as lembrancinhas, o buffet e etc", disse Ana Lúcia. O contato para eventuais doações e ajudas é o (82) 98845-7805 e o Pix é o 034.900.314-90.

Convite da festa marcada para o domingo, 11 de dezembro. Foto: Divulgação

Como prevenir golpes -  Em entrevista à TV Pajuçara, o advogado Rachid Farias alertou para formas de minimizar os riscos de ser vítima de golpe. "A conversa online é uma tratativa, uma forma de conhecer o negócio, mas aconselho que de nenhuma forma se feche nenhum tipo de contrato, sobretudo os de valores maiores, pela rede social. É importante contatar a empresa para que seja feito um contrato por escrito e fique tudo documentado com dados dos prestadores de serviço. Essa é a forma mais recomendável é menos suscetível a qualquer tipo de golpe", orientou o advogado.

Gostou? Compartilhe