MP analisa pedir proibição de organizada nos estádios após confusões no Alagoano

Publicado em 20/01/2025, às 15h52
Crédito: Cortesia ao TNH1
Crédito: Cortesia ao TNH1

Por TNH1

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) analisa a possibilidade de suspender temporariamente uma torcida organizada do ASA dos estádios após o episódio de vandalismo contra um ônibus com torcedores do Penedense logo após a partida do último domingo (19).

O caso aconteceu na parte externa do Estádio Coaracy da Mata Fonseca. Uma janela do veículo foi quebrada e estilhaços de vidro ficaram espalhados. Um homem foi detido pela Polícia Militar.

Segundo o promotor de Justiça Thiago Chacon, o MP também vai pedir que o suspeito seja proibido de frequentar os próximos jogos do alvinegro. Ainda é possível que o ASA seja punido com a perda de mandos de campo.

— Pugnaremos pela medida cautelar de proibição do direito de frequentar os próximos jogos
para aplicação imediata. Já em face de todos os torcedores já identificados ou que venham a ser identificados nos próximos dias, ao longo da investigação, analisaremos, também, a possibilidade e a necessidade de proibição de torcida organizada no estádio, bem como a perda dos mandos de campo. Infelizmente, pelas ações das torcidas organizadas, o clube acabará sendo penalizado — disse o promotor.

A lei prevê uma pena de um a dois anos, além de multa, aos responsáveis por tumultos ou por práticas ou incitamento a violência em eventos esportivos.

Thiago Chacon lembra que a legislação também atinge os suspeitos pelos atos que acontecem em um raio de cinco metros do palco da partida.

“A lei é nítida. Dentro e fora de campo deve haver respeito, inclusive a prática de violência dá autonomia para que se peça a proibição do agressor ou promotor de atos de vandalismo de frequentar os estádios. O Ministério Público orienta, usa e esgota todas as formas de diálogo, mas tudo tem um limite e é preciso que essas pessoas que preferem manter essa cultura de violência sejam esbarradas - conclui Chacon.

Penedense x ASA

As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (22), desta vez pela Copa Alagoas. O MP analisa pedir a suspensão das torcidas na partida, que será realizada no Alfredo Leahy/Penedo.

Episódios de violência seguidos

Este não foi o primeiro episódio de violência envolvendo uma partida do ASA. No clássico contra o CRB, na quinta-feira (16), também no Coaracy da Mata Fonseca, integrantes da torcida organizada do Alvinegro teriam arremessado pedras, copos, bebidas e outros materiais contra a torcida do CRB.

A Polícia Militar tentou conter a confusão com tiros de bala de borracha. Um torcedor foi atingido e precisou ser encaminhado para atendimento pelo Corpo de Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde.

Na terça-feira (21), uma reunião de caráter emergencial irá acontecer entre representantes da Polícia Militar, do ASA e da administração do Coaracy da Mata Fonseca.

O MPAL não descarta a possibilidade de adotar medidas mais gravosas, como a suspensão de torcidas organizadas nos próximos jogos ou até mesmo jogos com torcida única ou sem torcida.

Gostou? Compartilhe