O Ministério Público do Estado de Alagoas divulgou uma nota pública, no começo da tarde desta segunda-feira (15), com um breve pronunciamento sobre os episódios de violência ocorridos durante o final de semana nos jogos de CRB e CSA.
No posicionamento, o órgão ministerial repudiou qualquer tipo de violência e informou que a Promotoria do Torcedor, sob o comando da promotora Sandra Malta, está apurando os fatos, para que possa tomar as medidas cabíveis aos casos.
Também nesta segunda, a Polícia Militar de Alagoas divulgou uma nota de repúdio em relação à agressão sofrida por um agente de segurança, durante a partida entre CRB e Coritiba, no sábado (13).
De acordo com a PM, um dos envolvidos se apresentou voluntariamente às autoridades, enquanto que o outro está sendo conduzido para a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil, para a adoção das medidas legais cabíveis.
O comando da Corporação lamentou as cenas ocorridas, ressaltando que “a paixão pelo futebol deve ser praticada de forma salutar e pacífica”. A PM avaliou que o comportamento não é aceitável para com aqueles que estão ali para “defender e proteger a sociedade”.
O que aconteceu
- A confusão no jogo do CRB teria começado no intervalo, quando os jogadores do Regatas desciam para o vestiário. Insatisfeitos com a derrota parcial do CRB por 1 a 0, torcedores chegaram próximo ao túnel que dá acesso aos vestiários para reclamar com os atletas;
- Teria sido nesse momento que a PM identificou um suposto torcedor do CRB que estaria com a camisa de uma organizada. Após ser convidado a se retirar do estádio, o torcedor teria reagido e iniciado a confusão;
- Alguns vídeos que circulam na internet mostram as agressões entre torcedores e policiais. Em uma das imagens, um suposto torcedor dá uma "voadora" nas costas de um policial e corre em seguida;
- Os militares chegaram a usar spray de pimenta, o que teria atingido torcedores, entres eles crianças, que não tinham nada a ver com a confusão. Muitos torcedores tiveram que ser atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Há relatos de que uma das vítimas teria apresentado quadro de convulsão;
- Já na tarde de domingo (14), antes do jogo do CSA, foi registrada uma briga em via pública envolvendo supostos integrantes de torcidas organizadas de clubes alagoanos, na Avenida Jorge Montenegro de Barros, no bairro de Santa Amélia, em Maceió.
- Quatro homens foram presos e um adolescente foi apreendido por envolvimento no crime de roubo e na pancadaria.