O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), através da Promotoria de Justiça do Torcedor, esteve, na noite dessa terça-feira (1), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com representantes da Federação Alagoana de Futebol (FAF), da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), das polícias Civil e Militar fiscalizando, in loco, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Polícia Militar, a Federação Alagoana de Futebol, as torcidas organizadas do Centro Sportivo Alagoano (CSA) e do Clube de Regatas Brasil (CRB), em janeiro de 2023.
LEIA TAMBÉM
A visita constatou o cumprimento das cláusulas estabelecidas na pactuação entre os compromissários. A Promotora de Justiça ressaltou ter havido uma melhoria no sistema de monitoramento. Além disso, um dos pontos mais importantes do TAC foi o cadastramento e identificação de cada componente para o registro das suas idas ao estádio, principalmente em dias de clássicos, o que facilitará a identificação dos envolvidos em qualquer ilícito.
“A promotoria tem o compromisso de averiguar se, de fato, o TAC está sendo cumprido, e isso foi o que fizemos ontem em visita ao estádio. Na ocasião, obtivemos com o serviço de inteligência das polícias civil detalhes sobre os procedimentos no acesso e identificação dos torcedores; verificamos a acomodação das torcidas organizadas e discutimos outros assuntos que culminarão em novas estratégias que garantam a paz no campo e também nos seus arredores. O Ministério Público se manterá atento e conta com a relevante e indispensável parceria dos órgãos da Segurança Pública e Polícia Militar, no sentido de envidar todos os esforços necessários para garantir o efetivo respeito aos direitos dos cidadãos que acabam sendo vítimas da violência relacionada aos confrontos das torcidas organizadas. Desta forma, objetiva-se cada vez mais a redução e a repressão desses episódios violentos”.
Na ocasião, a promotora Sandra Malta foi homenageada pelo setor de inteligência da Polícia Militar em reconhecimento ao trabalho incansável na Promotoria do Torcedor.
“A maior retribuição que podemos almejar, além do êxito em garantir os direitos do cidadão, é o reconhecimento de nosso trabalho. A integração dos órgãos de segurança está sendo indispensável ao êxito deste projeto. É uma grande honra e sinto-me lisonjeada pela homenagem recebida, ao tempo em que retribuo os votos de confiança à atuação da polícia”, afirmou a promotora.
LEIA MAIS
+Lidas