A Prefeitura por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) integra o movimento mundial que alerta a população sobre os perigos do trânsito e os cuidados que todos devem tomar para evitar acidentes. Denominado Maio Amarelo, o mês é dedicado a ações educativas para condutores e pedestres.
LEIA TAMBÉM
“Assim como acontece em diversos países, Maceió também abraçou esta iniciativa. Durante todo o mês de maio estaremos em diversos lugares com uma vasta programação. É importante que, durante todo o ano, as pessoas tomem consciência de que o trânsito é feito por todos: seja pedestre, ciclista ou condutor”, destacou o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Dário César Barbosa.
O titular da SMTT alertou sobre os altos índices de morte no trânsito no Brasil. De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito matam mais de 40 mil pessoas de diferentes gêneros e idades a cada ano no Brasil. “Precisamos mudar essa realidade mas, para isso, contamos com a população de uma maneira geral”, finalizou Dário.
Próximas atividades
Na segunda-feira (09), o movimento Maio Amarelo chegará aos terminais urbanos de ônibus da capital alagoana e o primeiro a ser visitado, às 9h, será o terminal integrado do Benedito Bentes. “A ação será voltada aos passageiros de ônibus que circulam pelo local, os conscientizando sobre as responsabilidades e os cuidados que devem ter enquanto pedestres. Vamos também tirar dúvidas sobre as mudanças recentes no sistema de transporte da região”, detalhou Juliana Normande, diretora de Educação de Trânsito da SMTT.
Com palestras, blitz, abordagens e exposições, as ações que ocorrerão durante todo o mês de maio e em diversos pontos da cidade, terão a participação de crianças, adolescentes, condutores e motoristas profissionais, bem como pedestres e passageiros do transporte público. “Estaremos em escolas, faculdades, terminais de ônibus, faixas de pedestres e outros lugares para lembrar a importância dos cuidados no trânsito”, detalha a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.
O calendário do Maio Amarelo se encerrará na última sexta-feira do próximo mês, dia 27, com a ação do Madrugada Viva em abordagens a pessoas dentro de bares e restaurantes da Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e a entrega de pulseiras nas cores vermelha para quem já estiver alcoolizado e verde para o motorista da rodada.
Confira a programação completa do Maio Amarelo aqui.
LEIA MAIS
+Lidas